Bots do Skype chegam também às versões Mac e web

Por Redação | 19.04.2016 às 13:09 - atualizado em 19.04.2016 às 13:19

A Microsoft continua aumentando a abrangência de sua plataforma de bots e, nesta terça-feira (19), anuncia a chegada dos robôs assistentes também às versões Mac e web do Skype. Em ambas, a novidade aparece com as mesmas características de todas as outras, com o usuário podendo adicionar e conversar com as máquinas de acordo com uma lista pré-definida.

No Mac, basta acessar o menu de Contatos e selecionar “Adicionar Bot” para observar a relação. Já na interface web, esse processo é feito a partir da opção “Descobrir Bots” no menu à esquerda, o que também leva a uma lista dos robôs disponíveis. Entre eles estão, por exemplo, o da Getty Images, que faz buscas no banco de dados de imagens, ou do Bing, que traz resultados de pesquisas e notícias diretamente no mensageiro.

Com a disponibilização em novas plataformas, a Microsoft também está liberando dois novos bots. Entram em ação nesta terça (19) o Murphy, capaz de responder a perguntas utilizando imagens e texto, caso apenas uma destas alternativas não seja suficiente, e o Summarize, que dá um resumo de artigos e páginas caso o usuário não tenha tempo de lê-las integralmente.

Anunciados pela Microsoft como uma grande revolução em termos de atendimento aos clientes, a ideia dos bots é permitir que os usuários realizem uma grande gama de atividades sem deixarem a interface do mensageiro. Na conferência Build, voltada a desenvolvedores e realizada no final de março, por exemplo, a empresa exibiu a funcionalidade a partir de uma viagem. Um quarto de hotel foi reservado e amigos foram informados sobre o itinerário de forma direta, tudo a partir dos sistemas de inteligência artificial e sugestões, além da integração com outras plataformas.

Por enquanto, os robôs estão disponíveis apenas em inglês, enquanto a API está aberta a desenvolvedores e empresas para que mais soluções do tipo sejam desenvolvidas pelas mãos de terceiros. A Microsoft também não é a única a entrar de cabeça nesse mundo: na semana passada, o Facebook também anunciou, em uma conferência voltada a desenvolvedores, a chegada dos bots ao Messenger.

Fonte: Microsoft