Bing vai indexar melhor sites adaptados para mobile

Por Redação | 14 de Maio de 2015 às 16h01

Seguindo os passos do Google, e do mundo da tecnologia como um todo, a Microsoft anunciou que também vai aplicar critérios de rankeamento baseados no quão adaptado é um site para o mundo mobile. As novidades, de acordo com a empresa, serão adotadas ao longo dos próximos meses e mudarão a ordem em que as páginas são exibidas nas pesquisas, privilegiando aquelas que funcionam bem tanto nos computadores quanto em celulares e tablets.

Para chegar a tais resultados, alguns critérios serão levados em conta pelo algoritmo de busca. Os botões, por exemplo, devem ter espaços entre si para facilitar a navegação em telas de toque, enquanto os textos devem ser responsivos o bastante para se adaptar aos diferentes tamanhos de tela, sem exigir zoom ou scroll lateral. Vídeos e outros elementos visuais também serão levados em conta, e contarão contra o site caso existam objetos incompatíveis.

Bing mobile friendly

Os usuários de tais gadgets, inclusive, verão o resultado de tais índices com mais facilidade. Na hora da busca, os sites resultantes receberão uma indicação de que são “mobile friendly”, indicando que abrirão perfeitamente em seus aparelhos. Aqui, mais do que nos PCs, os sites que não apresentarem compatibilidade terão desvantagens no rankeamento, aparecendo mais abaixo nas pesquisas.

Para facilitar a vida de quem ainda está adaptando seus sistemas, a Microsoft dá algumas dicas do que será bem visto pelo algoritmo. Os responsáveis precisam se certificar, por exemplo, de que todo o site se encaixa na tela dos aparelhos, tanto em modo vertical quanto paisagem, sem scroll lateral. Além disso, é uma boa evitar anúncios e outras mensagens que abram em pop-in e possam quebrar ou dificultar a visualização da página, além de permitir que scripts de busca acessem os arquivos necessários para realizar o mapeamento de tudo isso.

Fonte: Microsoft

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.