Bing recebe novo sistema de verificação de notícias falsas

Por Redação | 18 de Setembro de 2017 às 13h18

Para evitar que as indesejadas 'fake news' continuem se proliferando na internet, gigantes da tecnologia como o Google e o Facebook criaram suas próprias inciativas e soluções para evitar a disseminação de informações falsas.

Desta vez, quem deu um passo adiante neste sentido foi a Microsoft, que anunciou por meio de seu blog oficial que o Bing, buscador da empresa, recebeu um novo sistema de sinalização de notícias falsas.

De acordo com a publicação, sempre que alguma busca é realizada, o Bing utiliza o banco de dados de sites de verificação de fatos (Fact Check), a exemplo do Snopes e do PolitiFact, para sinalizar se as informações noticiadas são verdadeiras ou falsas, exibindo esta informação no próprio resultado da busca.

Exemplo do sistema de sinalização do Fact Check do Bing

Apesar de a medida não significar o fim definitivo das notícias falsas, ela pode frear um pouco a quantidade de acessos obtidas por sites que costumam propagar informações improcedentes. Vale notar que o Fact Check do Bing ainda não está disponível no Brasil.

Em abril deste ano o Google lançou um recurso semelhante em suas seções de Pesquisa e Notícias, exibindo o selo de verificação de fatos junto aos resultados das buscas.

Fonte: Mashable, Bing (blog)

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.