Publicidade

Barack Obama será editor convidado na edição de novembro da revista Wired

Por| 05 de Setembro de 2016 às 08h59

Link copiado!

Barack Obama será editor convidado na edição de novembro da revista Wired
Barack Obama será editor convidado na edição de novembro da revista Wired

Um dos primeiros líderes de Estado a dar as caras nas redes sociais e na internet como um todo, Barack Obama certamente vai deixar discussões para além de seu mandato. Duas semanas antes do dia que inicia as eleições presidenciais nos EUA, o atual presidente do país deve estrelar a edição de novembro da revista Wired, uma das publicações sobre ciência e tecnologia mais influentes de todo o mundo. Na pauta que deve chegar às bancas no dia 25 de outubro, Obama irá falar das fronteiras e do que elas representam para o futuro.

No anúncio da semana passada, a publicação não escondeu nem um pouco o orgulho de ter sua primeira edição especial com um presidente dos EUA como convidado. Segundo o editor da revista, Scott Dadich, a escolha de Obama para o tema é bastante natural, visto que fronteiras, política e tecnologia tem tudo a ver, mesmo que não aparentem ter.

Na imagem, podemos ver Dadich, Obama e Robert Caps, diretor editorial da Wired, nesta mesma ordem, conversando na sala Roosevelt da Casa Branca (Foto: Reprodução/Christopher Anderson)

Continua após a publicidade

"Quando os fundadores da nação escreveram a nossa Declaração de Independência e nossa Constituição, eles estavam desfrutando da mais avançada filosofia e tecnologia da época," disse Dadich durante o anúncio. "Benjamin Franklin falava de coisas loucas para aquele tempo, como eletricidade para todos e redes de comunicação. Thomas Paine abriu mão de direitos autorais e aderiu ao senso comum, permitindo que suas obras fossem publicadas livremente, enquanto Thomas Jefferson repensou o conceito de terra e propriedade na época".

No que diz respeito ao presidente Obama, a futura edição deverá tratar de fronteiras: pessoais, regionais, nacionais, internacionais e além. Visto que este é o foco de muitos debates norte-americanos, com os dois principais candidatos à presidência dos EUA, Hillary Clinton e Donald Trump, discutindo ferrenhamente sobre medidas a respeito de imigrantes ilegais, não há assunto mais atual a ser discutido por um governante, não é mesmo? Ligados à pauta principal, assuntos como medicamentos, direitos civis, direitos internacionais e exploração espacial também devem ser discutidos com Obama.

Uma das mulheres mais influentes do mundo e esposa de Barack Obama, Michelle Obama também faz sucesso em redes sociais como o Snapchat (Foto: Reprodução/Michelle Obama)

Continua após a publicidade

Além de pauta para a revista, as fronteiras virtuais e físicas também serão o assunto da próxima conferência a ser sediada na Casa Branca. Realizada em conjunto pela Universidade de Pittsburgh e pela Universidade Carneige Mellon no dia 13 de outubro, a conferência irá receber futuros empreendedores para um debate sobre como a tecnologia, incluindo a internet, servem e servirão para intensificar as interações humanas e não criar muros entre determinados grupos e pessoas.

Embora pareça bastante questionável à primeira vista, a escolha de Barack para discutir o tema foi muito bem recebida, principalmente pelo histórico que o presidente tem com a tecnologia: Obama foi um dos primeiros candidatos públicos do mundo a utilizar a internet como principal veículo de comunicação das suas campanhas, lá em 2009. Em seu escritório, Obama apoiou projetos para mapear o cérebro humano e para distribuir internet em altíssimas velocidades para 20 milhões de cidadãos norte-americanos até 2020, por exemplo.

No último ano, o presidente até mesmo jantou com várias personalidades importantes do Vale do Silício, entre elas pessoas como Reid Hoffmann, cofundador do LinkedIn; John Doerr, um investidor anjo especializado em startups de tecnologia e que investiu em companhias como Amazon e Google no seu início; e até mesmo Vinod Khosla, o fundador da Sun Microsystems — empresa que foi comprada pela Oracle em 2008 e é responsável por boa parte de quase todos os sistemas operacionais que temos hoje.

Anos antes, em 2011, quando o presidente estava no seu primeiro mandato (2008 - 2012), ele também jantou com outros líderes da tecnologia. Na imagem abaixo, temos Mark Zuckerberg, CEO do Facebook; Eric Schmidt, ex-CEO do Google e da Alphabet; Steve Jobs, fundador e ex-CEO da Apple; além de várias outras personalidades que já passaram por empresas como Twitter e Netflix. Você consegue adivinhar quem é quem?

Continua após a publicidade

(Foto: Reprodução/Business Insider)

No papel de editor convidado, Obama deverá auxiliar o editorial da Wired na seleção e confecção de artigos, transitando muitas vezes entre seu papel na redação e seu papel como convidado. Espera-se que o presidente continue defendendo a redução das fronteiras em todos os aspectos, principalmente se levarmos em conta que Donald Trump, um dos principais candidatos à Casa Branca pelo Partido Republicano, defende a criação de cada vez mais barreiras em prol da nacionalização econômica e social do país.

Fontes: Wired, The New York Times