Barack Obama lança perfil oficial (e certificado) no Twitter

Por Redação | 18 de Maio de 2015 às 16h00
photo_camera Divulgação

O presidente americano Barack Obama lançou nesta segunda-feira (18) um perfil próprio no Twitter. A conta é twitter:com/POTUS, sigla que corresponde às iniciais "presidente dos Estados Unidos" em inglês e, até o fechamento desta notícia, possuía cerca de 600 mil seguidores — número que não para de subir conforme se atualiza a página.

"Olá, Twitter! Aqui é o Barack. De verdade! Seis anos depois, eles finalmente me deram minha própria conta", diz a primeira mensagem do político na rede social. Até a publicação desta notícia, mais de 100 mil pessoas compartilharam o post e mais de 123 mil favoritaram o tuíte.

Minutos depois do perfil ser inaugurado, Obama foi recebido por colegas e outras personalidades do microblog. Entre elas John Biden, vice-presidente dos EUA, que tuitou "Ei @POTUS - Bem-vindo ao Twitter. Vejo você pela vizinhança".

A primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, também comentou a chegada do marido ao Twitter. "Era só questão de tempo, @POTUS!", disse. Curiosamente, ela tem um nome de usuário semelhante ao de Barack - @FLOTUS, que significa "Primeira dama dos Estados Unidos", em inglês.

Até o momento, Obama segue 65 pessoas em sua nova conta na plataforma, incluindo os perfis de Bill Clinton e George H.W. Bush, ambos ex-presidentes dos EUA. Ele também acompanha atualizações de contas de agências do governo e ligas esportivas de sua cidade natal, Chicago.

De início, muita gente desconfiou de que o perfil fosse uma brincadeira, e chegaram a acusar a mensagem postada no site de falsa. No entanto, o perfil é oficial e já conta com o símbolo azul que confirma a veracidade da conta. Além disso, o Twitter oficial da Casa Branca fez um post confirmando de que se trata de fato de uma conta exclusiva do líder da nação americana. "O presidente Obama acaba de lançar @POTUS com um tuite da Sala Oval. É ele mesmo!", disse.

De acordo com uma postagem no blog oficial da Casa Branca, o objetivo de lançar uma conta dedicada a Obama é permitir que ele se comunique diretamente com os usuários americanos, "com tuítes escritos exclusivamente por ele". "O presidente Obama está comprometido em fazer de sua administração a mais aberta e participativa na história, e @POTUS dará aos americanos um novo canal para discutir os assuntos que mais importam ao povo", comentou.

Vale lembrar que a conta @BarackObama, que é comandada pela equipe administrativa do presidente, continuará ativa. Atualmente, o perfil possui mais de 59 milhões de seguidores.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.