Anônimo traduz bíblia para a linguagem dos emojis

Por Redação | 30.05.2016 às 16:14
photo_camera Divulgação

Quer você goste ou não, a bíblia é um dos livros mais famosos da história e um dos mais cultuados também. Agora, fãs de tecnologia decidiram que estava na hora de dar uma atualizada na obra e eis que surgiu a Bíblia Emoji.

Descrita como uma "maneira ótima e divertida de compartilhar o gospel", a Bíblia Emoji foi lançada no último domingo (29) e reinterpreta em linguagem de desenhos todos os 60 livros da versão Rei Jaime da Bíblia com emojis aprovados pela linguagem Unicode e com termos e gírias populares na internet.

A obra toda tem menos de 3.300 páginas e recebe o subtítulo de "Scriptures 4 Millenials" (Escrituras para Millenials, em tradução livre). Os interessados podem adquiri-la na iTunes Store por US$ 2.99.

O (a) tradutor(a) da bíblia disse em entrevista ao portal The Guardian Australia que preferia se manter anônimo, sendo identificado apenas como "o cara legal com o emoji de óculos escuros".

"Eu pensei que se avançássemos 100 anos para o futuro, uma bíblia emoji existiria, então eu achei que seria divertido tentar fazê-la. Eu quis criá-la de maneira similar a como você escreve uma mensagem, diminuindo o número de caracteres", disse o anônimo.

O projeto utilizou um programa criado pelo próprio autor que conectou cerca de 80 emojis com 200 palavras correspondentes. Ao longo do processo, o autor foi tweetando passagens, que serviram como teste para ver se o público entendia as traduções. No final, só foi preciso seis meses para traduzir todo o livro.

Até agora, a bíblia emoji está fazendo sucesso. Algumas passagens tem recebido feedback de usuários, que sugerem correções e melhorias. Mesmo com a queda de religiosidade dos membros da geração Millenial, o autor disse que não estava preocupado com isso quando criou a Bíblia Emoji. Para ele, "é melhor nos preocuparmos mais em espalhar paz e amor do que perder tempo pensando qual é a igreja correta a seguir".

Fonte: The Guardian