As melhores ferramentas grátis para o seu blog

Se você tem um blog e quer aumentar o tráfego, avaliar os resultados, produzir melhor e organizar a gestão de conteúdos, provavelmente está na hora de utilizar ferramentas capazes de auxiliar nas estratégias. Felizmente, há diversas plataformas gratuitas para que você possa tirar o máximo do seu blog, focando no crescimento e profissionalização do site. Confira algumas das melhores.

Google Analytics

O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pela Google que permite ao usuário monitorar sua atuação na internet. Com a ferramenta é possível saber quem acessa o blog, quais são as páginas que recebem mais visitas, quais dispositivos são usados para acompanhar o blog, quais as cidades que compõem a sua audiência e muito mais. Por meio das informações do Google Analytics, você consegue definir as melhores estratégias, como o melhor horário para soltar as publicações, avaliar quais são os conteúdos que despertam maior interesse do público e analisar as falhas que podem ser melhoradas.

Exemplo de relatório do Google Analytics

Google Trends

Também oferecido pela Google de forma gratuita, o Google Trends permite que você descubra quais são as informações mais consumidas pelo público. Através de uma base de dados, a ferramenta disponibiliza quais assuntos estão sendo pesquisados no presente e no passado, orientando o uso de palavras-chave relevantes para as publicações. Na plataforma, ao pesquisar determinado termo, é possível medir o número de buscas por aquela palavra ao longo tempo. Isso ajudará você a decidir os assuntos que serão abordados no blog, melhorará o rankeamento do site nos motores de busca e saberá quais são as principais tendências da internet.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Exemplos de assuntos de relevância por região

Google AdSense

Para quem deseja ganhar dinheiro com seu próprio blog, o Google AdSense pode ser a porta de entrada. A ferramenta possibilita que o blog seja monetizado através da veiculação de anúncios na página. Com a inscrição na plataforma, você permite que seu blog tenha espaços publicitários para a circulação de anúncios que tenham a ver com o conteúdo do site. Para garantir o controle das publicidades veiculadas no blog, o Google AdSense permite que você bloqueie os anúncios que não devem ser exibidos na sua página, escolha onde as propagandas serão divulgadas, decida quais são as categorias de anúncio permitidas no seu site e altere a aparência das propagandas.

Benchmark Email

Todo produtor de conteúdo sabe a importância do e-mail marketing. Além de divulgar as suas novidades, as estratégias de e-mail marketing fortalecem a relação com o público e permitem que você acesse relatórios com dados importantes sobre a sua audiência. O Benchmark Email oferece gratuitamente o envio de e-mails para até 2 mil inscritos, bem como o uso de tamplates personalizáveis. A ferramenta também possibilita que você saiba quais assuntos tiveram maior número de abertura e conheça quais conteúdos geraram mais cliques para o seu blog.

Máquina de Títulos

Está sem inspiração para escrever? Pois há diferentes ferramentas capazes de gerar títulos para as publicações e dar ideias para os textos. Uma delas é a Máquina de Títulos, serviço que funciona por meio de algoritmos. Para receber sugestões de temas para o blog, basta escrever três palavras sobre assuntos de seu interesse e checar as sugestões da inteligência artificial. Vale lembrar, no entanto, que nem sempre os títulos gerados estarão perfeitos e prontos, já que o algoritmo é limitado. De qualquer forma, você pode alterar e adaptar os resultados para a sua necessidade.

Pexels

Dependendo do assunto do seu blog, talvez você precise utilizar imagens de terceiros. Para não correr o risco de publicar fotografias que estejam protegidas por direitos autorais, vale a pena utilizar ferramentas como o Pexels. No site, você encontra milhares de fotos profissionais liberadas para uso pessoal e comercial gratuitamente.

Trello

Para o bom desempenho do blog, a organização pode fazer a diferença. Com o Trello, você pode criar listas com ideias, tarefas a fazer, tarefas em andamento e tarefas finalizadas. Com funcionamento intuitivo e layout bastante visual, as listas permitem que você acompanhe de forma rápida o progresso do seu trabalho no blog, mantendo o controle da programação dos conteúdos que serão trabalhados ao longo do tempo.

Tem outras dicas de ferramentas gratuitas para ajudar no seu blog? Conte para a gente nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.