Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas de abril [2019]

Depositphotos

Mais um fim de mês, e mais um monte de gente passando o fim de semana na pindaíba. Se este é o seu caso, fique tranquilo pois seu fim de semana pode ser aproveitado em casa de várias maneiras quando você enjoar de maratonar séries na Netflix — e o melhor de tudo, você não vai gastar nem um centavo para isso!

Confira abaixo a seleção de coisas legais, divertidas e úteis que você pode fazer online e totalmente de graça:

Curso de astrofísica

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mantém online um projeto chamado Astrofísica Para Todos com o objetivo de levar o ensino desta ciência ao público geral de maneira rápida, fácil e gratuita. O curso de astrofísica geral não exige nem mesmo uma inscrição: basta acessar os conteúdos em vídeo, que estão disponibilizados no YouTube.

A duração total do curso é de 50 horas, e nas aulas você aprende noções de astronomia, instrumentos astrofísicos, o básico sobre o Sistema Solar, estrelas, exoplanetas, galáxias, Big Bang, astrobiologia e modelos cosmológicos. Não é preciso ter conhecimentos específicos para aprender, pois o curso foi planejado justamente para que o público leigo seja iniciado no universo da astrofísica — mas entender um pouco de matemática e física é um plus.

Se quiser, ao final do curso você pode solicitar um certificado emitido pela UFSC, o que pode ajudá-lo a enriquecer seu currículo. O certificado, contudo, não é gratuito: é preciso pagar uma taxa de R$ 40 para recebê-lo.

Rádios de qualquer lugar do mundo

Resultado de um projeto holandês de pesquisa radiofônica, o Radio Garden reúne mais de oito mil estações de rádio de todo o mundo para você ouvir online. Ao acessar o site, a plataforma usa sua geolocalização para já começar a tocar alguma rádio aleatória de sua cidade, e você pode escolher outras emissoras pelo menu que aparece com as opções. Também é possível descobrir o que está rolando em rádios de outras cidades e países, bastando clicar no pontinho verde do mapa que representa o local que atiçou sua curiosidade para descobrir que tipo de músicas estão "bombando" por lá.

Alarme anti-roubo e anti-curiosos em seu smartphone

Sabe quando você deixa seu celular bloqueado na mesa do trabalho para ir, digamos, ao banheiro, e quando volta vê que o aparelho está em uma posição diferente da que você deixou? Então, isso significa que você tem algum colega curioso ao seu lado, que tentou dar uma mexidinha no seu celular quando você não estava vendo. E para desmascarar o abusado, você pode instalar no Android um app chamado Don't Touch My Phone que emite um alarme sonoro estridente.

Funciona assim: antes de deixar o celular ali quietinho, você ativa o aplicativo e aí pode bloquear o aparelho. Se alguém pegar seu celular, um som alto e incômodo será emitido, e a pessoa não conseguirá nem mesmo reduzir o volume do alarme, pois isso somente é possível após o desbloqueio com a sua digital. O recurso é interessante também para ocasiões em que você está em lugares públicos cheios de gente com o celular na bolsa — se alguém tentar roubar seu aparelho, o alarme soará em alto e bom som.

Ainda, o app tira fotos secretas com a câmera frontal da pessoa que tentar desbloquear seu aparelho, com essas fotos sendo automaticamente enviadas ao seu e-mail para você desmascarar o curioso inconveniente.

Para iOS, um app similar é o iAntiTheft 4+.

Paper Toys de graça

Modelo para imprimir e montar seu próprio DeLorean de papel

Brinquedos de papel podem parecer algo bobo, mas acabam sendo divertidos e até mesmo relaxantes, além de, se bem montados e coloridos, servirem como objetos de decoração simpáticos em sua casa. Mas nada de comprar paper toys já prontos: você pode criá-los gratuitamente, bastando escolher os modelos desejados no site PaperToys e imprimi-los para depois personalizá-los como desejar.

Há centenas de modelos disponíveis ali, incluindo um DeLorean, um Ônibus Espacial, a casa do Bill Gates, carros icônicos, e mais. Os modelos para imprimir são oferecidos em um arquivo PDF que traz as imagens para recortar com as instruções de montagem.

Entendendo Game of Thrones

A oitava (e última) temporada de Game of Thrones estreou recentemente, mas como a trama é bastante complexa e muitas cabeças já rolaram desde a primeira temporada, é verdade que o espectador pode ficar um tanto quanto confuso em diversos momentos de cada novo episódio. Para resolver o problema, o NY Times mantém um site chamado Game of Thrones Watching Guide.

Ali, você tem fácil acesso a resumos de todos os episódios, de todas as temporadas, para se situar em acontecimentos que já não lembra mais, além de conferir previsões do que poderá acontecer com cada personagem e análises de especialistas. Ainda, você pode assinar uma newsletter para receber em seu e-mail novos resumos e explicações úteis antes e depois de cada novo episódio.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.