Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (31/01/2018)

Ok, ainda faltam duas semanas para o Carnaval chegar, mas a animação do brasileiro faz com que o pré-Carnaval já comece em janeiro, mesmo. Muitas cidades já estão recheadas de programações populares carnavalescas, e, se você mora em São Paulo ou no Rio de Janeiro, certamente já está vendo muita gente vestindo fantasias criativas e usando maquiagens cheias de glitter nas ruas.

Então nada de passar perrengue porque não se programou direito para curtir o Carnaval de 2018! A seleção com dicas gratuitas desta semana traz serviços e apps que deixarão as festividades carnavalescas ainda mais divertidas, e sem que você gaste dinheiro nos preparativos (sobrando um troco a mais para a cervejinha que anima o rolê). Também tem dica para quem quer fugir do Carnaval e aprender algo novo enquanto isso!

Acompanhe todos os blocos de rua

Nas capitais paulista e fluminense, os bloquinhos de rua são uma atração à parte dos desfiles oficiais de Carnaval. São a oportunidade do "povão" se jogar na festança, cantar, dançar e curtir como se não houvesse amanhã. Mas com tantos bloquinhos com diferentes temáticas e localizações, o folião pode ficar um pouco perdido na hora de montar o roteiro com os blocos que deseja aproveitar.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para isso, existem apps que indicam a programação dos blocos de rua com atualizações a qualquer momento. Em São Paulo, o app Blocos de Rua (para iOS e Android) reúne as informações do site para quem já está na rua portando seu smartphone, facilitando essa busca.

Já para quem vai curtir o Carnaval no Rio de Janeiro, no Android existe o app Blocos RJ 2018, que separa os bloquinhos no índice por localização, traz dicas úteis para aproveitar o Carnaval, e também indica o roteiro dos desfiles das escolas de samba.

Para iOS, o app Carnaval Rio de Janeiro 2018 oferece o mesmo, permitindo buscar por blocos de rua ordenados por nome, incluindo blocos infantis, além de exibir mais de 500 eventos relacionados ao Carnaval.

Pelo amor de Deus, onde tem um banheiro?

Um dos problemas de se curtir o Carnaval de rua acontece justamente na hora do aperto: quando bate aquela dor de barriga resultante de muita bebida barata e aqueles lanchinhos caseiros vendidos sem muito controle de higiene ou validade durante a folia. Então tudo o que resta é correr para longe do bloquinho em busca de um banheiro para o alívio, antes que um acidente constrangedor aconteça.

Com o Piriri, essa busca implacável fica mais fácil. Para Android e iOS, o app ajuda o usuário a descobrir onde fica o banheiro mais próximo, exibindo as opções em um mapa dos arredores que mostra banheiros públicos e de estabelecimentos comerciais (que podem ser gratuitos ou pagos). O usuário pode avaliar os banheiros que visitar, contando como estava a situação do local, se há acesso a cadeirantes e dar sua opinião sobre a experiência, recomendando (ou não) aquele banheiro para outros foliões apertados. Também é possível adicionar banheiros que não apareceram nos resultados da busca para aprimorar o índice da ferramenta.

Bora tomar um litrão?

Quem está curtindo o fervo com grupo de amigos tende a preferir um bom litrão de cerveja, que rende mais e sai mais barato do que comprar latinhas individuais. Mas onde encontrar o litrão mais barato nos arredores? Essa missão fica por conta do Litrão GO, aplicativo colaborativo para Android e iOS em que os usuários informam o preço da garrafa em cada bar por onde passar.

O app exibe um mapa com os estabelecimentos, mostrando quanto custa o litrão de cada marca ali, e é só pesquisar e escolher o lugar mais perto, com o preço mais atrativo. É possível traçar rotas para descobrir como chegar ao bar a pé, com transporte público ou de carro, e caso veja um preço incorreto apontado no app, é só corrigir pelo app para manter o catálogo atualizado.

Maquiagem carnavalesca de respeito

Uma das coisas mais legais que o Carnaval proporciona é poder sair nas ruas com maquiagens extravagantes que você jamais usaria em outra ocasião, sem ser julgado por isso. E, entre as temáticas que estão ditando as tendências de maquiagem para o Carnaval deste ano, estão os unicórnios.

Então, a blogueira e maquiadora Bruna Malheiros preparou um tutorial em seu canal do YouTube com o passo-a-passo de uma maquiagem bafônica inspirada nos unicórnios, carregada de cores vibrantes e muito glitter. 

Eu detesto o Carnaval, e agora?

Se você não gosta da folia, curte música eletrônica e prefere ficar longe da bagunça nessa época do ano, que tal aprender produção de e-music sem sair de casa, e sem gastar nada? O curso Jornada Top Produtor, que tem duração de sete dias, oferece uma maratona de aulas imersivas para iniciantes que queiram criar sua primeira música eletrônica, mas não fazem ideia de como começar.

As aulas ensinam aspectos básicos para a criação de loops independente do software de produção que você escolher usar, sem se apegar a apenas um gênero dentro da e-music. Entre os assuntos abordados, estão elementos da música eletrônica, síntese sonora e conceitos de groove e ritmo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.