Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (28/02/2018)

photo_camera Depositphotos

Fevereiro é aquele mês mais curto, mas que leva uma eternidade para acabar, não acham? Afinal, o mês começa com a expectativa para o Carnaval e, depois de curtir muita folia, ainda tem mais uns bons dias de ressaca carnavalesca em meio a muito trabalho, já que o ano praticamente só começa de verdade após as festividades.

E sim, ainda estamos em fevereiro! A boa notícia é que hoje (28) é o último dia do mês, e março já está aí chegando com os dois pés na porta, mas o dia 5 ficou para a segunda-feira… Então, "bora" economizar uma graninha no final de semana? Ao melhor estilo do meme inspirado na apresentadora de culinária saudável: você pode substituir a balada de sábado por uma noitada na internet descobrindo coisas novas sem gastar nada!

Chega de errar o português

Desde que o novo Acordo Ortográfico entrou oficialmente em vigor em 2009, muitas pessoas seguem estão confusas quanto às mudanças (em especial aquelas com mais de 30 anos de idade). E vamos combinar que a língua portuguesa não é lá muito fácil de aprender, ao menos no que diz respeito à norma, não é mesmo?

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Mas você não precisa confiar somente no "decoreba" para garantir que seus textos saiam bem escritos, adaptados às novas regras: existem serviços gratuitos online que fazem a conversão automática por você, enquanto você tenta aprender tudo o que mudou. Um deles é o Conversor do Acordo Ortográfico da Editora Porto.

A portuguesa pensou nos brasileiros e decidiu colocar no ar o serviço que converte tanto textos no português de Portugal, quanto no do Brasil, bastando selecionar a bandeira do país no campo acima de onde você colará o texto. O conversor altera as palavras da ortografia antiga para a nova instantaneamente, e as palavras que foram alteradas ficam marcadas em azul, com sugestões de alternativas apresentadas em laranja. Já as palavras mal escritas ou desconhecidas são sublinhadas em vermelho.

Dessa maneira, você não somente pode copiar o texto convertido pronto, como também pode observar as alterações e, assim, aprender mais rapidamente. Além de colar um texto solto, também é possível fazer o upload de um arquivo com a ferramenta "Conversor de Ficheiros" (sendo necessário que o documento esteja no formato Word).

Algoritmos de uma vez por todas

Muito tem se falado sobre algoritmos que determinam o que as redes sociais exibem ou não para cada usuário, bem como outros que analisam dados em sistemas de machine learning e inteligência artificial. Mas o que são algoritmos e como desenvolvê-los, entrando nesse mercado atual e promissor?

Com o Curso de Algoritmo da plataforma Curso em Vídeo, você pode aprender tudo sobre algoritmos e, quem sabe, começar a atuar nesta área profissionalmente. Mais de 72 mil alunos já participaram das aulas, que dão a base necessária para quem quer aprender as linguagens usadas hoje no mercado (como C, Java e PHP), com o objetivo de se construir programas para dispositivos eletrônicos. Entre os temas, estão operadores lógicos e racionais, estruturas, rotinas, vetores, matrizes e exercícios práticos. Ao final do curso, é possível solicitar um certificado de conclusão.

Ciência "for dummies"

Aprender sobre ciência pode parecer uma tarefa maçante para quem não está acostumado com o linguajar da área, que, por vezes, pode ser extremamente técnico. Então, para atrair a população geral ao fantástico universo científico, uma dupla de amigos decidiu criar o Nerdologia: canal do YouTube que explica ciência usando referências do mundo nerd e também da ficção científica.

Apresentado pelo biólogo Atila Iamarino e pelo historiador Filipe Figueiredo, o canal também aborda assuntos "quentes" como, por exemplo, a psicologia por trás das fake news e o mundo das criptomoedas. Novos vídeos chegam ao canal às terças e quintas-feiras pela manhã, e já há quase 2 milhões de inscritos!

Nada de usar seu e-mail para fazer qualquer cadastro por aí

Na internet, a maioria dos serviços que tentamos acessar pede um cadastro usando seu e-mail para confirmar sua identidade. Não haveria problema algum em fazer isso, se as empresas não aproveitam seu contato para, então, entupir sua caixa de entrada com newsletters e promoções a todo momento. Isso quando não vendem seus mailings para anunciantes, que enviam spam a torto e a direito.

Algumas pessoas decidem criar uma conta de e-mail exclusiva para isso, mas quem não quiser ficar administrando vários endereços por aí, pode contar com serviços como o 10 Minute Mail, que cria uma conta temporária somente para que você possa acessar algum conteúdo na internet, sem receber mensagens indesejadas depois disso.

Basta criar o e-mail temporário e usá-lo por até 10 minutos, sendo que, caso não dê tempo de fazer seu cadastro por aí nesse período, é possível renovar a conta por 10 minutos adicionais. Todas as respostas (incluindo aqueles links de confirmação de cadastro) podem ser acessadas em uma caixa de entrada igualmente temporária, que fica no próprio site do serviço. Quando a conta expira, a caixa de entrada é apagada, sem deixar rastros.

De grão em grão…

… a galinha enche o papo! O ditado popular pode ser aplicado também à vida profissional, no que diz respeito à oferta de pequenos serviços, cobrando baratinho, para que, ao final do mês, a pessoa acumule uma graninha extra bacana.

Para isso existe a plataforma Vinteconto, um marketplace em que os usuários oferecem e buscam serviços dos mais diversos tipos, cobrando a partir de R$ 20 por job. A plataforma oferece toda a mediação e segurança nos pagamentos, ficando com 12% do valor contratado para custear suas despesas.

O site existe desde 2015 e, ali, já foram feitos milhares de contratos diretos entre o solicitante e o freelancer, e sua missão é ajudar os pequenos empreendedores a começar seus negócios mesmo com pouco capital, contratando serviços pontuais por um preço amigo. Já para o freelancer, é a oportunidade de vender suas habilidades sem precisar buscar, por conta própria, por clientes que precisam de sua expertise.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.