Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (26/07/2017)

Por Patrícia Gnipper | 26 de Julho de 2017 às 14h50

Julho chegando ao fim e, diz aí: como foi o seu mês? Muito frio, cobertor e Netflix? Ou aproveitou para badalar muito e agora está contando as moedinhas para passar o fim do mês? Se este for o seu caso, muita calma nessa hora pois a diversão não pode ficar de lado por causa de um bolso vazio!

Confira as dicas gratuitas da semana e aproveite para colocar a leitura em dia, desenvolver sua capacidade de foco, aprender sobre astrobiologia, organizar seus feeds de notícias e otimizar a performance de seu computador.

Foco para que te quero

Com tantas distrações ao nosso redor, muitas vezes fica difícil manter o foco naquelas atividades que realmente importam. Colegas de trabalho conversando, animais de estimação, notícias, redes sociais, notificações de mensagens no celular… São várias as coisas que tiram a nossa atenção, mas o Forest: Stay Focused foi criado para acabar com o problema.

O app de produtividade te dá uma plantinha virtual que vai crescendo em um tempo determinado, tudo dependendo do tempo que você está dedicando para uma tarefa. É só você abrir o aplicativo no smartphone para começar o monitoramento e, assim que você desbloquear o aparelho e abrir qualquer outro aplicativo, a planta começa a ser afetada, podendo morrer se você demorar muito tempo para retomar sua atividade importante (ao largar o celular de lado). E ninguém gosta da ideia de matar uma simpática plantinha, não é mesmo?

O app para Android é gratuito, e também existe uma extensão grátis para Chrome.

Astrobiologia para leigos

Criado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), o livro Astrobiologia — Uma ciência emergente é a primeira edição do grupo sobre o tema, voltada para o público amador que deseja aprender sobre a astrobiologia, a ciência que estuda a biologia dos astros. A obra reúne textos de cientistas de diversas áreas, que abordam desde a origem da vida, passando pelas luas do Sistema Solar onde existe a possibilidade de abrigar algum tipo de vida, até exoplanetas.

O e-book pode ser baixado pelo site do projeto.

Doe livros e receba outros de graça

Tem livros empoeirados na estante, que não pretende mais ler? Você pode doá-los, e receber outros livros de graça por meio do projeto Livro Sem Apego. É só se cadastrar no site, publicar os livros que deseja doar e esperar o contato de algum interessado. Assim como você doa, você também pode pesquisar na plataforma por títulos que deseja ganhar. Simples assim!

Feeds de notícias para ficar atento aos assuntos que te interessam

Antigamente, para ficarmos ligados às notícias do dia-a-dia precisávamos abrir um jornal ou revista, ou ficar ligadinho no noticiário da televisão. Com a chegada da internet, as mídias passaram a disponibilizar as notícias em seus sites, organizadas por editorias como política, economia, entretenimento, esportes, etc. Mas, ainda assim, quem tem tempo livre o suficiente para conferir esses sites diariamente, não é mesmo?

Apesar de os serviços de feeds RSS não serem exatamente uma novidade, muita gente não conta com eles para a missão de ficar atento às notícias que interessam. E uma plataforma bem bacana é o Feedly, que permite que o usuário cadastre manualmente os endereços de RSS dos sites que deseja acompanhar, ou, ainda, pesquise por temas e descubra novas fontes de conteúdo.

É possível criar categorias para organizar o material, como, por exemplo, reunir todos os feeds que só falam de games em uma tag “jogos”, bem como deixar tudo o que se tratar de filmes e séries em uma tag “cultura”, e assim por diante.

Otimizando a performance de seu computador

E que tal aproveitar o tempo livre para aumentar o desempenho de sua máquina? Com o Glary Utilities, você consegue dar aquele “tapa” no computador por conta própria. O programa pode ser baixado no site da ferramenta, e, com ele, é possível fazer vários tipos de tarefas de manutenção e melhoria de performance com poucos cliques, mesmo sem ter profundos conhecimentos sobre o assunto.

Se você é usuário Windows, com este programa você pode limpar e reparar pequenos danos, analisar a segurança do sistema, proteger e organizar arquivos e pastas, e muito mais.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.