Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (24/01/2018)

Final de janeiro neste ano significa o quê? Isso mesmo: o Carnaval está chegando! Dependendo da cidade onde você mora, o pré-Carnaval já está rolando solto pelas ruas, que recebem bloquinhos animados, e os bares e casas noturnas já começam a organizar festas carnavalescas para todos os gostos.

Mas essa farra toda tem um preço, que pode ser bem alto dependendo do quanto você se empolgar depois de já ter tomado alguns drinks. Então, para curtir o máximo do Carnaval que seu bolso permitir, que tal economizar uma grana até lá? Você pode substituir o cinema do final-de-semana por um filminho em casa, por exemplo, mas também pode passar o tempo aprendendo algo novo e se distraindo com serviços bacanas na internet sem gastar nada. Confira a nossa seleção com as dicas gratuitas desta semana!

Lógica de programação para iniciantes

Programar é preciso, e muitos especialistas do mundo corporativo garantem que aprender uma linguagem de programação nos dias atuais não é somente um diferencial no mercado de trabalho, como também essencial para muitos cargos, mesmo que não sejam exatamente na área de TI. E este curso virtual de Lógica de Programação para Iniciantes, do Learncafe, está aí para te ajudar a melhorar suas qualificações profissionais (mas também serve para quem tem curiosidade de aprender sobre como funciona o universo da programação).

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

São sete aulas em vídeo, que abordam os tipos de algoritmos existentes, legibilidade de códigos-fonte, variáveis e constantes, expressões, operadores e comandos, entre outras coisas básicas sobre a lógica de programação. O curso visa o desenvolvimento de algoritmos para que o aluno consiga alcançar objetivos determinados dentro das regras baseadas na lógica matemática, convertendo-os para a linguagem de programação e construindo sistemas e softwares.

Ao final do curso, o aluno ganha um certificado de conclusão válido em todo o Brasil, que pode ser usado para completar horas de atividades extra-curriculares na faculdade, contar como atividades para concursos públicos e também constar em seu currículo profissional.

Chega de spoilers

Do inglês “spoil” (“estragar”), spoiler é como chamamos quando uma pessoa fala sobre determinada série ou filme antes que a maioria das pessoas tenha tido a oportunidade de assistir à produção, consequentemente estragando a experiência daquela pessoa. A coisa é tão grave para algumas pessoas que soltar spoilers nas redes sociais pode render tretas absurdas, com muita gente se deletando e até mesmo se bloqueando por conta disso.

Mas existe uma extensão para o Chrome chamada Unspoiler que acaba com o problema, já que não é possível impedir que um spoiler apareça de repente no meio de uma leitura na internet. A extensão não se limita a uma rede social ou plataforma na rede, valendo para toda a internet. Funciona assim: ao instalar a extensão em seu Chrome, um botão vermelho aparecerá no canto superior direito do navegador. Clicando ali, o usuário adiciona o nome das séries, livros ou filmes que não deseja ler spoilers sobre, também podendo usar a ferramenta para bloquear palavras relacionadas a assuntos que você não quer ler, nem que seja sem querer (como o Big Brother, por exemplo).

Então, o Unspoiler adiciona um banner vermelho em cima dessas palavras sempre que elas aparecerem em seu navegador. Mas quem quiser, pode salvar o texto bloqueado para ler mais tarde, e também pode desbloquear o conteúdo ali na hora caso a curiosidade fale mais alto.

Do computador para o celular, e vice-versa

Nem todo mundo pode conferir as notificações que chegam pelo celular enquanto estão trabalhando, ou usando um computador na faculdade, por exemplo. Mas dá para receber notificações do smartphone pelo desktop, graças ao Pushbullet. O serviço oferece extensões para os navegadores Chrome, Firefox, Safari, Opera e Edge, além de aplicativo para Android e iOS, para que seu celular, independente de qual marca seja, fique devidamente conectado ao computador, independente de qual navegador você utiliza em seu dia-a-dia.

Com o serviço, além de receber alertas do celular no computador, também é possível enviar arquivos e links entre os aparelhos rapidamente. Em vez de enviar algo a você mesmo por e-mail, ou mandar uma mensagem para si no WhatsApp, essa alternativa permite fazer o mesmo com apenas um clique.

Você disse amostras grátis?

É isso mesmo, amostras grátis! Quem não gosta de ganhar coisas por aí, mesmo que seja algo que você não pensaria em comprar, necessariamente? E na internet existem sites que se dedicam a divulgar empresas que fornecem amostras gratuitas de seus produtos e serviços, sem compromisso algum. Um deles é o Brindes Grátis, que organiza as amostras ofertadas por categorias para facilitar a vida do visitante. Os produtos variam bastante, desde amostras de produtos para o cabelo e cosméticos, até brinquedos para crianças e roupas.

É possível conferir os brindes mais populares entre quem já usufruiu do serviço, e também há publicações mostrando pessoas que receberam os brindes, atestando a veracidade da oferta. Para usar, basta fazer um cadastro e “fuçar” o site para solicitar as amostras que você gostaria de receber em sua casa, sem pagar nem mesmo pelo frete. São mais de 7 mil brindes e amostras grátis cadastrados!

Não me interrompa, homem!

Essa dica vai para mulheres que já não aguentam mais ter sua fala interrompida por homens antes mesmo de terminar o raciocínio. Essa prática masculina tem nome, e se chama “manterrupting” (junção de “man”, que significa “homem”, com “interrupting”, que significa “interrompendo”), e é algo naturalizado na nossa cultura, ainda dominada por hábitos machistas, partindo do pressuposto que, por ser mulher, a pessoa não tem tanta autoridade para falar sobre tal assunto, sendo, portanto, digna de interrupção.

Homens que estão nos lendo agora podem não concordar, até porque por vezes sequer percebem que estão fazendo isso (muitas vezes sem maldade), mas mulheres certamente sabem quantas vezes são interrompidas diariamente em conversas dos mais diversos tipos, sejam elas informais ou no ambiente de trabalho.

Então, para contar realmente quantas vezes a gente sofre com um manterrupting, existe um app chamado Woman Interrupted que é justamente um contador de interrupções por vozes masculinas. A usuária precisa registrar sua voz no aplicativo para que ele entenda quando é ela quem está falando, e basta deixar o app aberto no smartphone quando estiver naquela reunião de trabalho onde você é a única mulher presente para que o sistema contabilize quantas vezes sua fala foi interrompida por um homem. O app consegue identificar timbres femininos para que essas interrupções não sejam contabilizadas, valendo apenas para as vozes entronas masculinas.

Depois, é só encerrar a captura para conferir o cálculo de quantas vezes você foi interrompida enquanto tentava abordar um assunto, e o app pode servir como prova de que o manterrupting acontece muito mais do que a gente consegue se lembrar. A plataforma suporta os idiomas português, inglês, francês e espanhol, e pode ser usada no Android e no iOS.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.