Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (22/08/2018)

E não é que agosto de 2018 está passando rápido? Todo ano, este é aquele mês que parece levar uma eternidade para acabar, mas se pesquisar por "agosto" nas redes sociais você verá que muita gente também está com a sensação de que, neste ano, a tradição foi quebrada. E a aproximação do fim do mês significa o quê? Isso mesmo: contenção de gastos!

Então você pode substituir o happy hour de sexta-feira por uma noitada na internet, por exemplo, curtindo coisas legais virtualmente e sem gastar nem um centavo para isso. Aqui vai a seleção com as dicas gratuitas da semana:

Patentes de Nikola Tesla

Nikola Tesla, comumente reconhecido como o grande gênio da eletricidade, aplicou sua genialidade em várias frentes além das correntes elétricas. Visionário, Tesla registrou patentes com ideias à frente de seu tempo, e morreu pobre, justamente por não ambicionar lucrar com suas invenções, que deveriam beneficiar a humanidade, e não somente a ele mesmo.

E essas e outras patentes registradas por Tesla agora podem ser conferidas gratuitamente na web, em um PDF disponibilizado pelo site Ancient Code. O arquivo traz todas as patentes de Tesla registradas nos Estados Unidos.

Curso contra fake news

As notícias falsas são um dos assuntos mais comentados do momento. Diariamente, temos acesso a "trocentas" fake news não somente em redes sociais, mas também nos quatro cantos da internet. Para ajudar a população a ter mais senso crítico na hora de avaliar se uma informação pode ser falsa ou não, professores de jornalismo da Fiam-Faam, PUC-SP e Cásper Líbero decidiram lançar o curso gratuito Vaza, Falsiane, que é totalmente online.

O curso é aberto ao público geral, com um enfoque maior em jovens e docentes da educação básica e cursos universitários. Quem apresenta as aulas é Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, e o curso também traz aulas com a Monja Coen, que fala sobre como dialogar de maneira não violenta a fim de solucionar conflitos.

São 11 vídeos, com 16 testes online, quatro galerias de imagens e material didático farto, que pode ser baixado para ser lido offline, ou até mesmo impresso, para espalhar seus ensinamentos por aí. O curso ensina a definição de notícias falsas e sua relação com a desinformação, além de abordar assuntos como liberdade de expressão, censura, o que é "verdade" e "mentira", e também avalia o poder dos meios de comunicação neste espectro. Um certificado de conclusão é emitido ao final do curso, que tem oito módulos.

1 minuto de meditação

Às vezes estamos tão imersos em nossos problemas que fica até difícil raciocinar com clareza e, eventualmente, acabamos dando mais importância para o problema do que ele merece. Então, parar por um tempinho no dia para respirar fundo e refletir sobre a vida é preciso e, para isso, existe o site PixelThoughts.

Ao abrir a página, vemos um fundo com estrelas e uma estrela central grande, com um campo digitável para que você escreva, ali, o que está tirando o seu sossego. Então, ao clicar em "done", a animação começa: surgem mensagens pedindo para você inspirar fundo e, depois, expirar todo o ar de seus pulmões, seguidas por frases (em inglês) mostrando que o universo é tão grande que, talvez, aquele problema não seja assim tão significante. Enquanto a animação vai rolando, a estrela contendo a descrição de seu problema vai se afastando, ficando cada vez menor, frente à vastidão do universo.

Pausa para o banheiro durante o filme

Vez ou outra estamos assistindo a algum filme ou série pela televisão e, ali, não se pode pausar a reprodução, certo? Ou, ainda, quando estamos curtindo um longa com um grupo de amigos, fica chato pedir para pausar o filme para ir ao banheiro, né? Pois bem: com o Run Pee, é possível saber exatamente em qual parte de tal filme é seguro ir se aliviar rapidinho sem perder nenhuma parte importante da trama.

Basta informar ao app que você está assistindo ao filme "x" para que alertas sejam emitidos em seu celular toda vez que estiver chegando aquele momento ideal para dar aquela corridinha ao banheiro (ou à cozinha para pegar mais pipoca, de repente). E quando voltar, o app mostra um resumo do que aconteceu enquanto você estava longe da telinha.

É possível configurar o app para exibir as informações em português, e ele está disponível para Android e iOS.

Acompanhando a evolução da internet

Criaram um gráfico interativo bem bacana mostrando como a internet vem evoluindo ano a ano, desde a década de 1990. O gráfico fica no site Evolution of the Web, com informações traduzidas para o português, e ali a gente encontra informações, em uma linha do tempo, sobre aplicativos, serviços online e a mudança que a internet sofreu ao longo dos últimos anos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.