Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (20/12/2017)

Então é Natal! E o que você fez? Baixou muitos apps e pegou vírus outra vez? Bom, com ou sem smartphone infectado, talvez você seja uma das centenas de milhares de pessoas que vão curtir uma viagem na próxima semana, aproveitando o recesso de final de ano.

Então, para escolher as dicas grátis da semana, a gente achou uma boa ideia fazer uma seleção de serviços online e aplicativos que vão tornar sua viagem mais tranquila, prática e proveitosa. Aproveita, que é de graça!

Escolhendo o melhor assento no avião

Se você não é dessas pessoas que pega a ponte aérea o tempo todo, talvez escolher o assento de seu voo não seja algo lá muito fácil. Afinal, dependendo do local, você ficará mais longe da saída para o desembarque, precisando esperar a multidão sair primeiro, ou acabará ficando ao lado dos banheiros, onde há um tráfego maior de pessoas durante o voo atrapalhando a sua soneca.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

Com o SeatGuru, seus problemas acabaram. O serviço indica as melhores poltronas, e também mostra aquelas que talvez você não queira escolher, em qualquer voo de praticamente todas as companhias aéreas do mundo. É só abrir o site, ou o app para iOS e Android, para selecionar a empresa aérea, digitar o número do voo e conferir o mapa da aeronave para ver as indicações dos melhores e piores assentos.

O serviço mostra, ainda, se o voo tem WI-Fi, entretenimento de bordo, como é a alimentação, se permite o transporte de animais e exibe também reviews de outros usuários. Ah, mas fique atento que, caso escolha usar o site, a consulta é disponível apenas em inglês. Já a versão para smartphones oferece o português como alternativa de idioma.

Será que esqueci alguma coisa?

Nem todo mundo é tão bem organizado a ponto de planejar a arrumação da mala de viagem sem considerar que possa ter se esquecido de algo. Mas com o PackPoint a vida fica mais fácil, especialmente se você é desses que deixa tudo para a última hora.

O app para Android e iOS tem opção de idioma em português e é bem fácil de usar. Basta indicar os dados de sua viagem, incluindo destino, data de chegada, quantidade de dias da hospedagem e motivo da viagem (se lazer ou trabalho) para que os filtros do serviço mostrem uma lista de tudo o que provavelmente você precisará levar consigo.

É possível refinar esses filtros ainda mais, informando se você vai praticar algum esporte, por exemplo, entre outras atividades que possam influenciar na decisão de quais itens levar na mala. Então, os resultados mostram não somente tudo o que você precisa ter durante a viagem, como também a quantidade (de acordo com os dias de sua estadia).

Encontre restaurantes veganos em qualquer lugar do mundo

Muitas pessoas não se alimentam com derivados de animais, pelas mais diversas razões. Entre os motivos estão a preocupação com o meio-ambiente, a exploração animal, e restrições alimentares por questões médicas. Mas, independente do caso, se você é vegano ou vegetariano, certamente um dos problemas mais chatos de seu dia-a-dia é encontrar lugares onde comer por aí que tenham pratos sem carne, queijo, leite, manteiga e mel. E a coisa pode ficar ainda mais complicada quando você estiver viajando para o exterior.

Com o HappyCow, suas refeições podem continuar sendo feitas sem culpa. O serviço (em inglês) é uma espécie de índice mundial de restaurantes vegan friendly, cobrindo mais de 180 países desde 1999. Ali, constam restaurantes dos mais diversos tipos, além de lanchonetes e cafés, e é só pesquisar pela localização para conferir a lista de opções.

Você pode favoritar os lugares que parecem mais interessantes para não precisar fazer a busca novamente, e conferir o mapa com a localização de cada estabelecimento, podendo traçar rotas para descobrir rapidamente como chegar ao local. Funciona pelo site, e também tem um app gratuito para Android. Já para o iOS, o app custa US$ 3,99 .

Mapa mesmo offline

Todo mundo tem algum aplicativo de mapas instalado em seu smartphone. Os preferidos são o Google Maps ou o Mapas nativo do iOS, mas existem muitas outras opções por aí. Acontece que quase todos dependem de uma conexão com a internet para funcionar, e, quando estiver viajando, nem sempre você conseguirá um sinal de internet móvel, ou um hotspot de Wi-Fi.

Com o Galileo Offline Maps, o problema acabou. Ele usa dados do OpenStreetMap ou do CloudMade para funcionar, e é só você pesquisar pelas regiões que deseja consultar posteriormente para que todas as áreas daquele mapa fiquem guardadas no cache do dispositivo. Quando não quiser mais armazenar aquele mapa específico, é só acessar as configurações do app para liberar espaço.

Para iOS e Android.

Viajando com seu bichinho de estimação

Quem tem um pet em casa sabe como é difícil planejar uma viagem. Enquanto muitas pessoas preferem contratar serviços de pet sitters e hotéis especializados para que cuidem de seu pet durante as férias, outras não dispensam a companhia de seu peludo. E a coisa fica ainda mais complicada na hora de reservar quartos em hotéis que aceitem animais.

Com o BringFido, você consegue descobrir alojamentos pet friendly que vão tratar o seu bichinho como um rei. O serviço também informa praias, parques e até restaurantes que aceitam a presença de animais de quatro patas – tudo para que você também consiga incluí-los em seus passeios. Veterinários e pet shops também aparecem, caso você precise comprar mais ração, ou se o animal se machucar durante um passeio.

É só abrir o site, ou, se preferir, pode usar o app para iOS, e pesquisar pela localização onde você vai passar as férias. Então, uma lista de lugares, atividades e serviços próximos dali será exibida, informando preços, horários de funcionamento e avaliações de outros usuários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.