Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (14/03/2018)

Por Patrícia Gnipper | 14 de Março de 2018 às 15h13

Nesta quarta-feira (14) comemoramos o aniversário de nascimento de Albert Einstein, uma das mentes mais brilhantes da ciência no século passado. Algumas de suas teorias somente estão sendo comprovadas agora, praticamente um século após suas publicações, para se ter ideia de tamanha genialidade. Mas esta data, a partir do ano de 2018, também fica marcada com a morte do físico teórico Stephen Hawking, brilhante em seus estudos sobre cosmologia.

Então, decidimos recomendar nas dicas gratuitas da semana sites, livros e apps relacionados à ciência e astronomia, valendo tanto para quem já é entusiasta do assunto, quanto para quem não entende nada sobre o espaço, mas tem desejo de aprender um pouco mais sobre as áreas de atuação desses dois ícones da ciência moderna.

Física para leigos no YouTube

Essa é a proposta do canal minutephysics: explicar coisas como física quântica ou a teoria das cordas para leigos. Sem apresentar fórmulas complexas que possam espantar o interesse do público geral, os autores preferem explicar tudo isso por meio de desenhos.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Usando canetas coloridas, bonecos de palito e linhas do tempo eles conseguem explicar em linguagem informal assuntos que deixaram até Einstein atordoado, bastando entender um pouco de inglês para conseguir captar os conhecimentos. Não há tradução para o português, infelizmente, mas existe o canal minutodefisica que traduz os vídeos para o espanhol.

Caçando estrelas com o smartphone

Este app usa realidade aumentada para que o usuário identifique exatamente o que está vendo no céu. Basta apontar a câmera traseira para a região do céu em questão, e descobrir quais estrelas e planetas estão por ali. Dessa maneira, sua curiosidade pode transformá-lo em um verdadeiro caçador de estrelas, bastando usar o smartphone para tal.

Com o Star Chart, é possível descobrir se aquele ponto brilhante é uma estrela mesmo, ou se não é um planeta do Sistema Solar (já que alguns deles eventualmente ficam visíveis a olho nu, misturando-se entre as estrelas). Também se pode descobrir informações sobre cada objeto do céu, como nome, distância, temperatura, etc.

Para Android e iOS.

Conhecimento científico com linguagem acessível

Essa é a proposta de Fernando H. De Marchi, autor do e-book Teoria do Antitudo: oferecer conhecimentos científicos de maneira acessível, sem assustar o leitor com um linguajar técnico demais. A obra propõe um passeio por diversos campos da ciência, incluindo a física quântica e a engenharia genética, tentando explicar um pouco de grandes mistérios da humanidade que a ciência trabalha para desvendar.

Entre os assuntos abordados, estão coisas como a "Teoria do Tudo", conceito de espaço-tempo, multiverso, Big Bang, teoria da relatividade especial e geral, DNA, armas químicas, células-tronco, genética, clonagem, matéria escura, energia escura, teletransporte quântico, e até mesmo fé.

Gratuito na Amazon, o e-book é compatível com Kindle (tanto o dispositivo quanto o app).

Desafio matemático da NASA para todos

Nesta quarta-feira (14), também celebra-se o Dia do Pi, uma vez que, nos Estados Unidos, o padrão para exibição do dia do mês traz primeiro o número correspondente ao mês, seguido do número do dia. Sendo assim, 14 de março, por lá, é exibido como "3.14". E esses são justamente os primeiros dígitos do Pi.

Então, para comemorar a data matemática, a NASA lançou o desafio Pi in the Sky, convidando crianças e adultos para resolver problemas matemáticos envolvendo o Pi, na tentativa de calcular coisas como, por exemplo, terremotos em Marte, ou a taxa de rotação do possível asteroide Oumuamua.

Todos os problemas do desafio são cálculos reais que engenheiros da agência espacial resolveram, justamente utilizando o Pi. Então, basta acessar o site para participar do desafio e ver se suas habilidades matemáticas estão à altura da NASA!

Aulas de astronomia da USP

Muita gente adoraria cursar uma graduação ou curso técnico em uma boa instituição de ensino, mas simplesmente não tem tempo ou condições financeiras para tal. Mas, ao menos no campo da astronomia, a USP disponibilizou um curso com diversas aulas em vídeo no YouTube, para qualquer um aprender, mesmo sem ser aluno da universidade.

São 50 vídeos no total, e a primeira parte da coletânea se chama Astronomia: Uma Visão Geral I, com o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP abordando a astronomia antes dos telescópios.

Já os vídeos que fazem parte da segunda coletânea, chamada Astronomia: Uma Visão Geral II, falam sobre a Via Láctea, abordando o histórico de descobertas que já fizemos sobre a nossa galáxia, bem como sua evolução e estrutura, e ainda mostra galáxias semelhantes à nossa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.