Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (12/07/2017)

Por Patrícia Gnipper

E aí, como está esse início de segundo semestre para vocês? Já gastaram muito dinheiro e estão preocupados que o mês ainda está pela metade, mas o bolso já começou a piscar o alerta vermelho? Então corra e venha conferir as dicas grátis da semana!

Quer aprender a programar e, de repente, ganhar uma grana extra com uma nova atividade? Quer passar o tempo caçando antiguidades virtuais? E que tal criar objetos impressos em 3D para vender? Não sabe onde tem um estacionamento próximo? Costuma esquecer o aniversário de namoro? A coluna “Aproveita, que é de graça!” da semana é para você!

Cursos de programação em vídeo-aulas

Há vinte anos, Steve Jobs disse que todo mundo deveria aprender a programar. E há quem argumente que aulas de programação e ciência da computação deveriam ser incluídas no currículo escolar neste século XXI.

Criada pela Microsoft, a iniciativa Eu Posso Programar traz cursos relacionados à programação com conteúdos em vídeos rápidos e objetivos. No momento, o site oferece três módulos: um deles ensina como criar seu primeiro aplicativo móvel para Windows 10; outro, voltado para jovens a partir dos 15 anos de idade, ensina os primeiros passos da programação; e o terceiro chamado “Hora do Código” utiliza games, como o Minecraft, como ferramentas para se entender um código-fonte.

Gaste tempo descobrindo a internet das antigas

Está com tempo livre e não sabe o que fazer sem gastar dinheiro? Uma sugestão é navegar pelo museu de antiguidades da internet disponibilizado pelo Archive.org. A seção Wayback Machine traz 298 bilhões de páginas obsoletas para você descobrir.

Quer saber como era o layout de um site que ainda existe? Lembra do nome de uma página que você acessou em 1999, mas que saiu do ar, e gostaria de matar a saudade? Teve um blog no início dos anos 2000 e quer se lembrar de algo que escreveu na época? É só digitar o site no campo de busca para ver se esse conteúdo faz parte do arquivo gigantesco do serviço.

Usando o serviço, lembramos que, quando o Canaltech estreou, era assim que ele era exibido:

Que tal criar objetos com impressão 3D, sem ter uma impressora 3D?

Com o ShapeWays, você consegue criar o projeto de um objeto a ser impresso em 3D e receber o produto em casa, tudo de graça! Até mesmo o frete sai “na faixa”, mas somente no primeiro envio e sendo necessário usar o código FIRSTFREESHIP no carrinho de compras.

O site oferece alguns modelos prontos de objetos, mas você também pode criar o seu personalizado e fazer o upload. Existem tutoriais para tirar todas as suas dúvidas sobre como criar o seu artefato, e você pode, até mesmo, vender suas criações depois.

Encontre o estacionamento mais próximo de você

Você, motorista das grandes cidades, certamente tem dificuldade para estacionar seu carro nas ruas da cidade, e precisa contar com a oferta de estacionamentos na região. No entanto, nem sempre você sabe onde existe o estacionamento mais próximo, e acaba rodando e rodando pela região até encontrar o que precisa.

Com o Let’s Park, você descobre rapidinho onde existem estacionamentos próximos de onde você e seu carro estiverem, e o app traz a rota entre as duas localizações e também mostra os valores cobrados por cada estabelecimento. Disponível para Android e iOS.

Chega de vacilar com a(o) namorada(o)

Ok, este serviço não impede que você vacile com relação a traições ou se você não notou o último corte de cabelo da(o) parceira(o), mas o Romanticmatic, disponível para iOS, te ajuda a lembrar daquelas datas importantes para o seu relacionamento, como aniversários de namoro e casamento, por exemplo. Além de enviar um lembrete quanto à data especial, o app também pode ser programado pelo usuário para que uma mensagem automática seja enviada a seu amor no dia em questão.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.