Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (10/08/2017)

Por Patrícia Gnipper

Segunda semana do mês, o dia 5 já passou, a carteira está feliz, mas isso não significa que se pode sair gastando adoidado, não é mesmo? Afinal, ninguém quer chegar ao fim do mês contando as moedinhas porque não segurou a onda até lá. E a gente está aqui, mais uma vez, para ajudar você a passar o tempo, se divertir e descobrir coisas bacanas sem gastar nada!

Rede social para quem ama livros

Se você é um verdadeiro amante da literatura, não deixe de fazer parte da comunidade do GoodReads. O serviço é uma rede social literária que reúne autores e leitores de todo o mundo, inclusive escritores consagrados em seus segmentos.

Lá, grandes lançamentos são promovidos, e fãs podem conversar diretamente com os escritores para tirar dúvidas, entender melhor suas obras e bater aquele papo-cabeça. O app, disponível para iOS e Android, ainda tem ferramentas para o usuário organizar suas listas de livros que já leu, ou que ainda pretende ler, e também mostra sugestões de títulos com base em seu gosto.

Finanças controladas

Manter o controle de seus ganhos e gastos nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas pessoas acabam pagando suas contas e fazendo uma comprinha aqui, outra ali, e, de repente, descobrem que sua conta está zerada, sem saber como foi que aquilo aconteceu. Mas, com o Guia Bolso, você pode acabar com o problema.

O serviço funciona via web, iOS e Android, e permite a sincronização com a sua conta bancária para monitorar tudo o que acontece por lá. As análises do app mostrarão onde você está gastando mais dinheiro por categorias, e ainda te ajudam a planejar seu orçamento mensal.

Graduação e Pós-Graduação da USP

Você sabia que uma das principais universidades do país tem um canal no YouTube onde disponibiliza vídeo-aulas de disciplinas de graduação e pós-graduação? Conheça o Canal USP, que oferece esses conteúdos especializados para quem deseja aprender, mas não tem tempo ou dinheiro para investir em especialização.

São mais de dois mil videos de 27 disciplinas, gravados nos auditórios e laboratórios da USP por professores da instituição. Eles abordam temas como democracia, direito penal, matemática financeira, e também há conteúdos de seminários, debates e mesas-redondas que aconteceram por lá.

Vídeos tortos nunca mais

Ao filmar com o smartphone, é muito comum que os vídeos saiam meio tortos, mesmo que você tente arduamente deixar o aparelho retinho na horizontal. Mas, com o Horizon, seus vídeos nunca mais serão os mesmos: o app faz o nivelamento automático das imagens, mesmo que você segure o celular de qualquer jeito.

Gratuito para iOS e Android, o aplicativo também oferece filtros bacanas para deixar seus vídeos ainda mais charmosos, permite o compartilhamento direto nas redes sociais e oferece recursos de câmera como HDR, timer e câmera lenta.

Faça o Google pesquisar coisas por você

Imagine a seguinte situação: você está viajando e se depara com um objeto desconhecido, que todo mundo ali parece saber do que se trata, menos você, que não faz parte daquela cultura. Então, em vez de perguntar para uma pessoa ao seu redor, você pode contar com o Google Googles para tirar sua dúvida.

O app, disponível para Android, permite que você tire uma fotografia de qualquer coisa para, automaticamente, pesquisar imagens similares no serviço de buscas. Com isso, o app consegue entender do que se trata o tal objeto fotografado, revelando tudo a seu respeito para você.