Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (05/07/2017)

Por Patrícia Gnipper

Já estamos em julho, marcando o início do segundo semestre de 2017. Ainda tem muito chão pela frente até a chegada das festas de fim de ano, e, no que depender de nós, você terá bastante coisa para fazer para passar o tempo, sem gastar nem um centavo.

Confira abaixo as dicas gratuitas dessa primeira semana do mês mais gelado do ano:

App para deficientes visuais

Pessoas com deficiência visual são plenamente capazes de ter uma vida normal, já que acabam compensando a falta da visão com os outros sentidos. Ainda assim, algumas coisas que parecem simples para quem enxerga direito acabam sendo um desafio para essas pessoas, como, por exemplo, conferir a data de validade de um produto, ou verificar a cor de uma determinada peça de roupa.

Para isso existe o Be My Eyes, um aplicativo móvel inovador que, apesar de bastante simples de usar, traz benefícios gigantescos. O app conecta os usuários a uma equipe de voluntários, por meio da câmera do celular. Basta fotografar o que deseja saber do que se trata para receber uma mensagem de voz com as informações desejadas. Disponível para iOS, usuários de Android podem se inscrever no site do aplicativo para saber quando o app chegará a essa plataforma.

Viaje pelo espaço sem sair de casa

Conhecer os detalhes mais incríveis do nosso universo é o sonho de muita gente. Mas a boa notícia é que não precisa se tornar um astronauta para tal. Com o Stellarium, você viaja pelo espaço de graça, sem nem precisar sair de casa.

O programa em 3D mostra em tempo real a posição dos astros com um nível de realismo incrível. Você informa onde está (com longitude e latitude) para visualizar como o céu está no momento em sua região, e tanto faz se estiver de dia ou de noite, em tempo aberto ou nublado. O Stellarium também mostra informações sobre cada ponto no céu e você também pode conectar um telescópio eletrônico ao software para aprimorar ainda mais suas observações.

O Stellarium está disponível para Linux, Windows e macOS.

Cartões de visita inspirados em seu Facebook

Que tal imprimir cartões de visita diferentões, de graça, e ainda receber tudo em casa? Com a Moo Cards, isso é possível. A empresa britânica imprime cartões, pôsteres e outros itens com boa qualidade, em papéis bacanas, usando seu perfil da rede social como inspiração para as artes.

Basta fazer o login com seu Facebook no site da empresa e pedir uma amostra grátis do trabalho. Pagando apenas o valor do frete, você recebe dentro de algumas semanas em seu endereço 100 cartões de visita criados pelos designers do site, usando seus compartilhamentos do Facebook como inspiração.

Como iniciar uma pesquisa científica

Tem uma ideia genial para uma pesquisa científica, mas não manja nada sobre como começar do jeito certo? O livro Pesquisa Científica #ficaadica# te ajuda nessa missão. A obra apresenta dicas fundamentais para iniciar uma pesquisa científica, ensinando tudo sobre como construir um problema de pesquisa, definir objetivos, elaborar revisão bibliográfica, apresentar resultados e como formatar o trabalho adequadamente.

E o melhor: você pode baixar o e-book de graça pelo site da Livraria Cultura.

E que tal publicar seu próprio livro?

Por falar em livros, você já pensou em publicar o seu próprio? Se você tem algum manuscrito escondido na gaveta, esta é a sua chance: o Lulu ajuda escritores independentes a publicarem seus livros com cópias digitais e impressas, sem precisar de uma editora para isso.

Você faz tudo pelo site do serviço, que também permite que o autor controle a quantidade de cópias, qualidade do design e impressão e outros detalhes que ficariam por conta da editora.