Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (04/07/2018)

Em épocas de "vacas magras", nada melhor do que economizar o dinheiro que seria gasto com saídas no final de semana, ficando em casa e curtindo coisas legais na internet. E quando falamos em internet, pensamos além do combo redes sociais + Netflix, já que a web oferece um montão de serviços, sites, livros e cursos gratuitos.

E aqui vai a seleção com as dicas gratuitas desta semana:

Curso de realidade virtual (com a expertise da Google)

Se você deseja aprender mais sobre o universo da realidade virtual, pensando em trabalhar nesta área, saiba que A Udacity, em parceria com a Google, está oferecendo um curso gratuito de Introdução à Realidade Virtual, com duração de duas semanas.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O curso aborda os conceitos da VR, incluindo óptica, displays, estereopsia, rastreamento e plataformas de hardware, fazendo com que o aluno compreenda os princípios físicos da realidade virtual, usando seus conhecimentos para criar uma aplicação usando as ferramentas de desenvolvimento da Udacity.

E-books da NASA

Além de galerias de fotos e vídeos com imagens de tirar o fôlego, a NASA também oferece diversos e-books gratuitos para alimentar nosso amor pela ciência espacial. Para quem consegue ler em inglês sem engasgos, vale a pena conferir o catálogo de livros digitais da agência espacial dos EUA.

Os temas dos livros estão relacionados tanto à história da NASA, quanto à sua atuação em diversas áreas, incluindo aeronáutica e, claro, exploração espacial. Pode-se baixar as obras no formato .PDF, mas também há outros formatos compatíveis, como, por exemplo, EPUB, iBooks e Kindle.

Entre os títulos, estão e-books reunindo as descobertas da missão Cassini, ou ainda títulos que falam dos avanços da Estação Espacial Internacional, bem como livros com imagens belíssimas do telescópio espacial Hubble, entre muitos outros temas do tipo.

Treinando seu inglês (e outros idiomas)

E por falar em ler em inglês, quem ainda tem dificuldade no domínio do idioma encontra, no mundão da internet, vários serviços (muitos gratuitos) justamente para treinar outras línguas. É o caso do Speaky, presente em mais de 180 países, oferecendo treinos em mais de 100 idiomas (incluindo inglês, italiano, francês, alemão, chinês, japonês, russo e muito mais).

Depois de fazer um cadastro, é só selecionar o idioma que deseja praticar e se conectar rapidamente com qualquer pessoa do mundo que seja especialista naquela língua. É possível bater papo por escrito, ou fazer chamadas de áudio e vídeo, treinando, assim, leitura, escrita e conversação.

Além do site, o serviço também funciona no celular, com apps para iOS e Android.

Belas imagens, sem pagar nada

Existem "trocentos" bancos de imagens por aí, incluindo vários recheados de fotografias de uso livre. Nesse universo, o Unsplash se destaca não somente por só oferecer imagens completamente livres de direitos autorais, como também por sua curadoria de imagens de tirar o fôlego.

Ali, você encontra fotos de praticamente qualquer coisa que imaginar, podendo usá-las tanto para fins pessoais, quanto comerciais, sem precisar dar os créditos para seu autor (ainda que esta seja uma prática recomendada). Ainda, se você se inscrever na newsletter do serviço, receberá 10 imagens novas a cada 10 dias, diretamente em seu e-mail.

Streaming de filmes coreanos

Os dramas coreanos, também chamados de "K-drama", fazem a cabeça de muita gente aqui no Brasil. Para quem não sabe do que estamos falando, são produções televisivas da Coreia do Sul, com, em média, 12 a 24 episódios, que são extremamente populares em todo o mundo. E o DramaFever é justamente um serviço de streaming especializado em K-dramas.

Considerando o público brasileiro para o gênero, o site oferece a configuração do idioma em português, e permite assistir aos vídeos gratuitamente, desde que o usuário aceite conferir umas propagandas no meio do caminho. Quem quiser assinar o serviço, pode escolher planos que variam entre US$ 2,99 (por mês) e US$ 17,99 (ao ano).

Além de séries e filmes, o serviço também tem shows e clipes de K-pop (o famoso pop sul-coreano), e quem não quiser acessar o DramaFever pelo site, pode baixar os apps para iOS e Android. Já quem prefere assistir a vídeos diretamente na TV, pode baixar o app para Apple TV, Amazon Fire TV, Samsung Smart TV, LG Smart TV e Roku, além de Xbox One.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.