Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (02/05/2018)

E aí, como foi o seu feriado? Descansou bastante? Ou aproveitou para farrear e acabou gastando mais do que deveria? E, além disso, comecinho de mês significa salário na conta para alguns, enquanto outros ainda aguardam ansiosamente a chegada do quinto dia útil do mês, certo? Mas, independente de qual seja a sua situação, aqui vão as dicas de sites, serviços, apps e cursos gratuitos que encontramos vasculhando a internet nesta semana.

Afinal, curtir coisas legais sem pagar nada é sempre bom, então aproveita que é de graça!

Curso de astrofísica à distância

O professor Alexandre Zabot, da Universidade Federal de Santa Catarina, é quem ministra o curso de Astrofísica Geral na plataforma da instituição. São 30 aulas que abordam as principais áreas da astrofísica, incluindo noções de astronomia, instrumentos astrofísicos, além de estudos sobre o Sistema Solar, estrelas, exoplanetas, a Via Láctea e outras galáxias. Também são abordados temas como a larga escala do universo, o Big Bang, modelos cosmológicos e astrobiologia.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode fazer o curso, bastando preencher um cadastro com seu número de CPF. Contudo, é necessário ter algum conhecimento de matemática e física no nível do Ensino Médio para conseguir acompanhar as aulas adequadamente. Os alunos oficiais e, portanto, pagantes, recebem um certificado de conclusão, mas o bacana é que todo o material também é disponibilizado gratuitamente para quem só quiser aprender, dispensando a emissão do certificado.

Tu é muito hidratado, brother

Memes à parte, ingerir líquidos é importante e sua saúde agradece. Mas quando se fala que "é preciso beber bastante água", muitas vezes a gente não considera nessa equação a água que ingerimos proveniente de outras bebidas, como chás, sucos e refrigerantes. Então, o app WaterMinder foi criado para ajudá-lo a contabilizar exatamente quanta água você está ingerindo em seu dia a dia.

É só ir anotando tudo o que beber e acompanhar o bonequinho que o representa se enchendo de água. O app calcula metas de acordo com seu peso corporal e também conforme os objetivos que você mesmo configura ali, e ainda emite lembretes para lembrá-lo de beber água com mais frequência.

Para Android e iOS.

Rede social para gamers

Você, gamer, já faz parte da comunidade do Alvanista? O site, criado por brasileiros, funciona como uma rede social para quem é louco por jogos eletrônicos, reunindo páginas com informações de tudo quanto é game, desde os clássicos até os lançamentos mais recentes. Além disso, é possível fazer resenhas e avaliações próprias, que são compartilhadas com os demais membros da plataforma. Dessa maneira, você faz amigos que gostem dos mesmos games que você e, quem sabe, não ganha novos parceiros para jogar online.

Ainda, o usuário também pode manter atualizada uma coleção de títulos com tudo o que já jogou, o que está jogando, e o que deseja começar.

O site caiu só pra mim?

Quando tentamos acessar uma página, sem sucesso, é comum corrermos para alguma rede social, perguntando aos amigos "tal site caiu mesmo, ou o problema rola só comigo?". Mas, em vez de perder tempo esperando os amigos responderem, que tal descobrir isso por conta própria?

O site Down for Everyone or Just Me serve exatamente para isso! Basta inserir a URL da página em questão para, rapidamente, descobrir se há algum problema com os servidores do site, ou se o problema está aí no seu computador ou com a sua conexão com a internet.

Criando infográficos like a pro

Quem alimenta blogs, seja com domínios próprios ou por meio de plataformas como o Medium, por exemplo, vez ou outra pode achar interessante ilustrar o texto com um belo infográfico, resumindo os dados com um apelo visual bacana. Infográficos também são úteis em apresentações, sejam elas de trabalho ou da faculdade, mas como criar um infográfico de maneira rápida e prática, mesmo para quem não tem a menor noção de design e ilustração?

Para isso existe o Easel.ly que traz templates pré-configurados gratuitos, além de outras versões premium para quem desejar gastar um dinheirinho nessa tarefa. Mas somente com as opções sem custo já é possível criar vários infográficos bacanas, bastando selecionar o template desejado e fazer as alterações em cima dele.

Ainda, é possível carregar mídias do YouTube, ou fazer o upload de suas próprias imagens para deixar o infográfico do jeitinho que você deseja.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.