Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (01/08/2018)

E começa o mês de agosto, aquele que é conhecido por uns como "o mês do cachorro louco", enquanto outros sentem que chega o Natal mas o mês de agosto não chega ao fim. E já que a sensação de que agosto é o mês mais tortuoso do ano é quase unânime, vale já começar o período dando aquela economizada de dinheiro para não chegar ao fim do mês "na pendura".

Aproveite o que a internet oferece de bom, além das rede sociais e dos serviços de streaming, e o melhor: sem pagar nada por isso.

Explorando as estrelas

O site 100.000 Stars faz parte do projeto Chrome Experiments e permite que você explore as estrelas e seus sistemas diretamente pelo navegador (mesmo sem usar o próprio Chrome, pois o site funciona nos demais).

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A página interativa mostra a localização de 119.617 estrelas próximas do Sol usando dados de múltiplas fontes, incluindo a NASA e a ESA. Ao dar um zoom, você vai vendo as estrelas com mais detalhes, incluindo o nosso Sol; ao clicar no astro desejado, informações (em inglês) aparecem para ampliar seus conhecimentos.

Cubo de Rubik online

Também conhecido como "cubo mágico", o Cubo de Rubik é um dos brinquedos mais populares do mundo. O quebra-cabeça tridimensional foi inventado em 1974 e, até hoje, é vendido a rodo por aí, com muita gente quebrando a cabeça para mover suas partes do jeito correto a fim de produzir o resultado final desejado: cada face do cubo abrigando peças da mesma cor.

E como estamos na era da internet, naturalmente o cubo mágico também foi transportado para a web. O site Rubik's Cube Explorer, por exemplo, é um dos que permitem brincar com o cubo à vontade no ambiente virtual — garantindo horas e horas de diversão (ou frustração, a depender do seu desempenho).

Filmes brasileiros no YouTube

Há muitos filmes disponíveis para assistir de graça no YouTube — o difícil é descobrir quais são sem perder tempo pesquisando um a um. Por isso, o diretor Ewerton Belico, a convite do site O Beltrano, preparou uma lista com 33 grandes filmes nacionais que podem ser assistidos "na faixa" na plataforma de vídeos da Google.

Muitos deles foram digitalizados a partir de gravações em VHS e, portanto, não têm lá a melhor das qualidades. Ainda assim, vale a pena, pois vários dos títulos que fazem parte da lista não são fáceis de serem encontrados em serviços de streaming. Um deles é O Quinto Poder, de 1962, um raro filme de ficção científica brazuca que ficou perdido por décadas e, recentemente, foi relançado:

E-books sobre a Internet das Coisas

A IoT é uma realidade, com a chegada do 5G impulsionando ainda mais a adoção de equipamentos conectados entre si e com a nuvem. Mas se você ainda está um tanto perdido quanto ao que é a Internet das Coisas, para que ela serve e como ela pode transformar ainda mais a sociedade, aqui vão dois e-books grátis sobre o assunto.

O primeiro deles é o Internet das Coisas, uma versão traduzida para o português do Comic Book The Internet of Things. O livro mescla o formato de texto com imagens que remetem aos quadrinhos, deixando a leitura mais fácil e fluida.

Já o segundo, eMag InfoQ Brasil IoT, explora o assunto mais profundamente, com especialistas do setor explicando coisas como o mundo programável que a IoT propõe, as limitações da tecnologia atual, desafios, tendências, segurança, privacidade, etc.

Ganhando crédito para comprar apps na Play Store

O Google Opinion Rewards é um app feito pela própria Google com a seguinte proposta: à medida em que você topa responder pesquisas de mercado pelo aplicativo, ganha pontos que são convertidos em créditos para gastar na loja de apps do Android.

Alguns usuários reclamam que as primeiras pesquisas demoram para serem disponibilizadas, mas, a partir do momento em que elas começam a pipocar na sua tela, sua frequência vai aumentando. Leva cerca de um minuto para responder cada pesquisa, que pode trazer apenas perguntas, ou também pedir que o usuário assista a vídeos para opinar.

Cada pesquisa respondida dá US$ 1 para que o usuário vá acumulando em sua carteira virtual até obter o valor desejado para a compra de um app ou game na Play Store!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.