Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (19/07/2017)

Por Patrícia Gnipper

A frente fria chegou chegando nesta semana, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Com a massa de ar polar derrubando as temperaturas drasticamente, a vontade de ficar bem quietinho debaixo das cobertas pode superar o impulso de sair de casa com os amigos, não é mesmo? Mas e como aproveitar esse tempo sem cair na mesmice de fazer maratonas intermináveis na Netflix?

Vem com a gente que aqui tem dicas de coisas bacanas para se fazer, e o melhor: tudo de graça!

Que tal cursos online da Samsung com certificado?

Em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, a Samsung criou a plataforma Code IoT para que qualquer pessoa interessada na Internet das Coisas consiga aprender com quem entende - e o melhor, ao final de cada curso, o aluno recebe um certificado de conclusão.

A duração média dos cursos varia de quatro a seis semanas, e, entre as modalidades, estão: introdução à IoT, aprendendo a programar, conceitos e componentes de eletrônica, programação física, desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e objetos inteligentes conectados.

E que tal se tornar um mestre em Excel?

O editor de planilhas do pacote Office, da Microsoft, é um programa complexo recheado de recursos. Por conta disso, a maioria das pessoas acabam aprendendo o básico do básico, mas, no que depender do professor Claudio Damasceno, qualquer pessoa pode se tornar um mestre em Excel.

Em seu canal no YouTube, o professor disponibiliza aulas sobre a ferramenta desde o nível básico e intermediário, até o mais avançado, também trazendo temas específicos para a pauta, como fluxo de caixas, controle de estoques e cadastro de clientes.

Filmes, séries e documentários nacionais

Na Netflix, temos acesso a uma quantidade razoável de produções brasileiras que são oferecidas em seu catálogo (mas nada de graça). Já com o Snapcine, isso vai começar a mudar. No ar desde o dia 15 de julho, o site só pede que seja feito um cadastro para que o usuário acesse o seu catálogo de obras audiovisuais 100% brazucas.

Por enquanto, seu catálogo ainda está pequenininho, mas o mais bacana é que o serviço permite que os usuários indiquem filmes para constar em seu banco de produções, e produtoras e distribuidoras nacionais podem fornecer seus títulos.

Transforme fotos e vídeos em filmes

Com o Magisto, você consegue criar filmes usando somente suas fotos e vídeos para tal, permitindo criar uma maneira mais envolvente e divertida para que você guarde e compartilhe momentos memoráveis, como aquela viagem especial, ou um evento do qual participou.

E você não precisa ter conhecimentos de edição de vídeos para criar belas obras: o app oferece ferramentas fáceis de usar para que qualquer pessoa se divirta. É possível adicionar uma trilha sonora ao vídeo, e, imagine que bacana, você pode criar um videoclipe exclusivo com sua música preferida!

O aplicativo do Magisto pode ser baixado gratuitamente na App Store e Play Store.

Gerencie suas séries como um profissional

Essa dica é de ouro para aquelas pessoas que são verdadeiras maníacas por séries de televisão: com o Series Guide, usuários de aparelhos com Android conseguem organizar, em uma só plataforma, todas as séries a que já assistiram, as que estão assistindo no momento e qual foi o último episódio acompanhado de cada produção.

Também é possível ficar de olho em novos lançamentos que sejam do seu interesse, avaliar se aquela temporada valeu mesmo a pena ou se foi um tiro no pé, e sincronizar o aplicativo entre dispositivos compatíveis. O Series Guide pode ser baixado na Play Store e também na Amazon.