Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

6 servidores DNS para melhorar a velocidade da sua internet

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Julho de 2022 às 08h20

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

Gostaria de tirar o máximo proveito da sua conexão? Ter um servidor DNS de qualidade pode fazer com que a qualidade da sua internet melhore e fique ainda mais rápida. Pensando nisso, separamos seis opções e algumas informações extras sobre a tecnologia; confira abaixo mais detalhes!

O que é servidor DNS

Sigla para Domain Name System (ou Sistema de Nomes de Domínio em português), o DNS é uma tecnologia que funciona como uma lista de endereços da internet. Eles são responsáveis por localizar e decodificar para endereço de IP dos sites que digitamos no navegador. Isso evita ter que decorar as sequências para cada site que acessam, porque isso seria o mesmo que tentar memorizar todos os números de uma lista telefônica.

Continua após a publicidade

Por padrão, os usuários acabam usando o DNS fornecido pelo provedor de internet, mas o seu uso não é obrigatório. Aqueles que quiserem acesso a algum que seja mais interessante, podem alterá-lo, já que os serviços das operadoras podem ficar congestionados ou sofrer com problemas de segurança.

Sendo assim, usar um bom servidor DNS significa que sua navegação pode ficar mais rápida e segura. Muitos serviços disponibilizam recursos de segurança, como detecção de sites falsos ou infectados. Também podem fornecer um sistema de proteção parental no qual sites de conteúdo adulto, por exemplo, são bloqueados.

Agora que você já sabe o que é e para que serve a tecnologia, confira abaixo uma lista com 6 servidores DNS que podem ajudar a melhorar a velocidade da sua internet!

Continua após a publicidade

1. Cloudflare DNS

  • Compatibilidade: Android, iOS, Windows, macOS e Linux

Embora seja conhecida pelo serviço de entrega de conteúdo (Cloudflare CDN), utilizado por uma série de sites ao redor do mundo, também é possível encontrar o Cloudflare DNS, considerado um dos DNS mais eficazes e seguros da atualidade.

Outro ponto interessante desse servidor, é a privacidade que ele oferece. Além de não utilizar os seus dados e informações para veicular anúncios, é garantido que seu endereço de IP não será armazenado — quaisquer registros serão apagados no decorrer de 24 horas.

Continua após a publicidade

Para usar o Cloudflare, configure os seguintes endereços:

  • DNS primário: 1.1.1.1;
  • DNS secundário: 1.0.0.1.

2. DNS do Google

  • Compatibilidade: Android, iOS, Windows, macOS, Linux e ChromeOS
Continua após a publicidade

Graças ao suporte e à infraestrutura do buscador do Google, que é capaz de varrer a internet inteira, de forma ininterrupta, o DNS ofertado pela empresa é um dos mais rápidos disponíveis no mercado. Entretanto, diferentemente de outras opções, o DNS do Google não oferece muitos filtros de bloqueio a conteúdos maliciosos.

O serviço registra informações completas de endereço de IP para realizar consultas de diagnóstico entre 24 e 48 horas — eles descartam qualquer informação de identificação a nível de cidade. O ponto positivo é que, embora seja um processo complicado, é possível acessar e ler tudo aquilo que o Google armazena sobre você.

Para usar o DNS do Google, configure os seguintes endereços:

  • DNS primário: 8.8.8.8;
  • DNS secundário: 8.8.4.4.
Continua após a publicidade

3. OpenDNS

  • Compatibilidade: Android, iOS, Windows, macOS e Linux

Embora ofereça planos pagos, a versão gratuita do OpenDNS conta com uma alta velocidade, tempo de atividade integral, bloqueio (por padrão) de phishing, suporte gratuito, além de um controle parental que permite bloquear sites por tipo de conteúdo

Os planos pagos oferecem funções extras que, embora não sejam necessárias aos usuários médios, ainda assim podem ser opções interessantes, como visualizar o histórico da atividade na internet, bloquear o sistema por completo e mais.

Continua após a publicidade

Para usar o OpenDNS, configure os seguintes endereços:

  • DNS primário: 208.67.222.222;
  • DNS secundário: 208.67.220.220.

4. Quad9

Continua após a publicidade
  • Compatibilidade: Android, iOS, Windows, macOS, Linux e ChromeOS

O Quad9 possui servidores DNS capazes de bloquear domínios maliciosos usando informações de diversas fontes públicas e privadas. Ou seja, o serviço coleta informações de mais de 18 provedores de inteligência e ameaça para poder tornar a navegação ainda mais segura.

Além de proteger o computador contra ameaças, o serviço é capaz de bloquear acessos a sites não seguros, sem precisar armazenar os dados pessoais dos usuários, em uma política de segurança de dados, evitando assim, exposições.

Para usar o Quad9, configure os seguintes endereços:

Continua após a publicidade
  • DNS primário: 9.9.9.9;
  • DNS secundário: 149.112.112.112.

5. CleanBrowsing

  • Compatibilidade: Android, iOS, Windows, macOS, Linux e ChromeOS

Assim como as demais opções listadas acima, o DNS da CleanBrowsing oferece um filtro de segurança que é atualizado de hora em hora para bloquear o acesso a sites que ofereçam algum tipo de malware ou façam phising.

Continua após a publicidade

Além da opção básica, ele oferece ainda duas opções extras de servidores DNS: o filtro adulto (185.228.168.10), que impede o acesso a sites de conteúdo adulto e o filtro família (185.228.168.168) que, além do conteúdo adulto, bloqueia Proxies e VPNs.

Para usar o CleanBrowsing, configure os seguintes endereços:

  • DNS primário: 185.228.168.9;
  • NDS secundário: 185.228.169.9.

6. Comodo

Continua após a publicidade
  • Compatibilidade: Android, iOS, Windows, macOS, Linux e ChromeOS

O Comodo Secure DNS não só protege seus usuários de sites maliciosos, o serviço bloqueia sites de phishing, avisa se você estiver tentando acessar sites com algum tipo de malware, spyware e, ainda por cima, alerta do acesso a domínios estacionados, cheios de publicidade maliciosa, como pop-ups por exemplo.

Embora a versão gratuita atenda bem as expectativas, o Comodo ainda oferece planos pagos, que oferecem a opção de criar um IP interno, uma sub-rede, bloqueio de IP e muitas outras funções, voltadas mais para aqueles que precisam de uma segurança de rede mais avançada.

Para usar o Comodo, configure os seguintes endereços:

  • DNS primário: 8.26.56.26;
  • NDS secundário: 8.20.247.20.

Como mudar o DNS no seu dispositivo

A mudança do DNS, independentemente do dispositivo ou sistema que você usa, é feito diretamente nas "Configurações de Rede" dele. Cada um terá especificidades e particularidades diferentes, por isso, veja como mudar o DNS em qualquer dispositivo e sistema.

A partir de agora, você não só sabe como funciona, mas tem em mãos uma lista com os três melhores servidores DNS.