App Store, iTunes, Music e outros serviços da Apple ficam fora do ar

Por Redação | 06 de Outubro de 2017 às 11h24

Muitos usuários de produtos da Apple acordaram nesta sexta-feira (06) sem conseguirem baixar aplicativos, ouvir música ou assistir a conteúdo em seus set-top boxes. Desde as primeiras horas da manhã, uma falha deixou fora do ar uma série de serviços da Maçã, principalmente nos Estados Unidos e Europa – onde, em uma coincidência péssima para a companhia, estão a maior parte de seus usuários.

De acordo com o site oficial de status de serviço da companhia, “problemas intermitentes” atingiram a iTunes Store, a App Store (tanto para iOS quanto macOS), os sistemas conectados da Apple TV, a plataforma de streaming Apple Music e também serviços como o iTunes U. Soluções corporativas, como o Volume Purchase Program, que facilita a distribuição de software e atualizações para todos os aparelhos da Maçã conectados a uma rede, também ficaram inacessíveis.

No ecossistema de desenvolvedores, a intermitência também foi registrada na plataforma iTunes Sandbox, usada para testes de aplicativos, e também no sistema de compras in-app para softwares que já foram instalados pelos usuários. Todos os problemas começaram durante a madrugada,

Apesar de a Apple não ter se pronunciado oficialmente para explicar as falhas nem dar uma estimativa de usuários afetados, serviços independentes servem para aferir a situação. De acordo com o Down Detector, que se baseia em relatos feitos por redes sociais, 41% dos usuários de produtos da Apple nos EUA e na Europa experimentaram problemas em downloads, enquanto 33% deles nem mesmo conseguiam conexão às lojas online ou serviços de streaming, que parecem ser os mais afetados.

No Brasil, por outro lado, quase não existem relatos. Além dos EUA e Europa, o Japão também teria sido afetado, mas de forma menos consistente. Como a Apple não se pronunciou sobre o caso, também não existe uma previsão para resolução dos problemas.

No momento em que essa reportagem é escrita, entretanto, todas as falhas já parecem ter sido solucionadas. A página de status da Maçã afirma que "alguns usuários" foram afetados por ela, mas que todo o acesso aos serviços, bem como o funcionamento deles, já estaria restabelecido.

Fonte: Apple, Down Detector

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.