App do YouTube traz novo modo de visualização para vídeos verticais

Por Redação | 22.07.2015 às 11:45

Abraçando de uma vez por todas a máxima da internet de “Aceita que dói menos”, o Google decidiu parar de guerrear contra os vídeos verticais. Apesar de ainda ser muito incômodo ver uma gravação desse tipo, a empresa fez algumas mudanças no app do YouTube que acaba com a rotação automática desses vídeos quando visualizados em tela cheia.

E a solução encontrada para isso é bem simples. A partir da nova versão do aplicativo, ele é capaz de reconhecer o tipo do vídeo e, a partir disso, faz a expansão da tela. Se ele reconhecer o conteúdo como vertical, ele simplesmente aumenta suas dimensões sem que você precise girar o aparelho.

Isso simplesmente põe um fim naquele terrível modo de visualização a que éramos submetidos. Com a mudança, você já pode dar adeus àquelas duas enormes áreas pretas comprimindo o pequeno vídeo.

YouTUbe Vertical

Por enquanto, a novidade está disponível apenas no Android e a expectativa é que chegue às demais plataformas em breve. Até o momento, a empresa não comentou nada sobre a possibilidade, mas as probabilidades de que isso aconteça são bem altas.

Por outro lado, a chegada da nova função vem sendo criticado por muitas pessoas por ser uma espécie de reforço do Google a uma prática que nem todo mundo aprova. Afinal, como o próprio YouTube vai “corrigir” o modo de visualização, os usuários vão deixar de entender a necessidade de virar o celular na hora de gravar e, com isso, teremos mais e mais vídeos verticais aparecendo no futuro.

Ainda assim, apesar de ser inegavelmente incômodo assistir a algo nesse formato, não há como negar que as empresas estão cada vez mais dando o braço a torcer a isso. O próprio Periscope e o Snapchat, por exemplo, adotaram o vídeo vertical como o padrão de seus serviços e isso apenas reforça uma tendência que dificilmente vai mudar daqui para frente. Como dito no início do texto: “aceita que dói menos”.

De qualquer forma, é sempre bom lembrar que não há um “jeito certo” de gravar, mas um recomendado pelo bom senso. De qualquer forma, esse vídeo explica bem por que é sempre bom virar seu celular um pouquinho quando for acessar a câmera.

Via: The Verge