App do YouTube passa a indicar status de carregamento dos vídeos

Por Redação | 10.12.2015 às 14:00

Uma pequena adição ao aplicativo do YouTube para celulares e tablets pode acabar sendo uma mão na roda para quem utiliza o serviço em internet mais lenta ou problemática. Em uma novidade que parece estar sendo aplicada a todos os usuários do app no Android, o serviço agora é capaz de dar informações mais detalhadas sobre o carregamento de um vídeo sempre que ele estiver pausado.

Em vez de confiar apenas na barrinha de reprodução, que muitas vezes trava ou não exibe um status fiel sobre a situação, a informação agora é dada de forma numérica. O usuário fica sabendo o tamanho total do arquivo, em megabytes, e quanto dele já foi carregado, além de dizeres de que tudo está pronto para ser reproduzido uma vez que o processo é finalizado.

YouTube buffer

A novidade aparece apenas em vídeos, e não em anúncios, fazendo valer ainda mais a anedota de que a reprodução nunca trava durante as propagandas. Além disso, trata-se de uma mudança diante do mecanismo padrão de funcionamento do YouTube, que como uma maneira de reduzir a carga sobre os equipamentos dos usuários e também seus próprios servidores, realizava o carregamento do vídeo na medida em que as cenas iam sendo assistidas.

Em teoria, a novidade deveria vir como uma atualização para o aplicativo oficial, mas parece que esse não foi o caso, tratando-se de uma mudança externa, feita na outra ponta da cadeia. A adição está sendo feita aos poucos, possivelmente em caráter de testes, e apenas no sistema operacional Android.

Por enquanto, o Google não falou oficialmente sobre a funcionalidade nem revelou se ela chegará em breve a outros sistemas operacionais ou à versão para desktop.

Fonte: Android Police