App do YouTube desaparece de modelos antigos da Apple TV

Por Redação | 05 de Maio de 2015 às 07h43

Sem nenhum aviso prévio, o aplicativo do YouTube começou a desaparecer das Apple TVs da segunda geração, segundo relatos dos usuários. Tanto os ícones do site de vídeos quanto seus dados nas configurações do aparelho sumiram sem deixar rastro, de um dia para o outro.

Pelo que pode ser observado até agora, somente os aparelhos de segunda geração para trás foram afetados. As Apple TVs mais novas - da terceira geração - continuam com o aplicativo em plena operação, porém, ao contrário do que afirmaram os usuários, um aviso foi dado sobre a extinção do app - não pela Apple, mas sim pelo próprio Google.

No último mês, a gigante das buscas atualizou a API (interface de programação de aplicações) de dados do YouTube para permitir novos recursos e anunciou que aparelhos mais antigos - incluindo as primeira e segunda gerações da Apple TV - não suportariam mais o app atual do site de vídeos. Outros aparelhos afetados incluem Smart TVs, Blu-Rays, consoles e até mesmo iPhones e iPads que rodam a versão 6 do iOS ou inferior.

A terceira e mais recente geração da Apple TV data de 2012, mas há ainda um número considerável de modelos antigos em circulação. A Apple está com planos de encerrar em breve o suporte a estes gadgets mais antigos e já começou esse processo cortando atualizações na interface (como a do novo iOS 8) e também restringindo a chegada de apps como o novo Beats Music.

Para o futuro, especulações dão conta de que a Maçã esteja planejando uma quarta geração de seu set-top box inteligente, que poderá ser anunciada na WWDC de 2015, em junho. Espera-se que o novo modelo seja compatível com a assistente virtual Siri e tenha acesso à App Store, o que acarretaria na necessidade de um maior espaço interno de armazenamento.

Os palpites até agora sugerem também um processador A8 que poderia permitir a execução de vídeos em 4K, embora ainda não haja indícios de que a iTunes Store tenha vídeos nessa resolução disponíveis.

Via Apple Insider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.