Publicidade

Anatel acredita que franquia de dados para internet fixa pode ser benéfica

Por| 20 de Fevereiro de 2016 às 09h10

Link copiado!

Anatel acredita que franquia de dados para internet fixa pode ser benéfica
Anatel acredita que franquia de dados para internet fixa pode ser benéfica
Tudo sobre Anatel

O superintendente de competição da Anatel, Carlos Baigorri, acredita que a adoção do sistema de franquia de dados nas conexões fixas é algo Positivo para quem consome menos. Além disso, a limitação de tráfego de dados já era algo esperado no mercado, segundo ele. As declarações de Baigorri acontecem após a segunda maior ofertante de banda larga fixa do Brasil, a Telefônica, anunciar que vai adotar franquia de downloads na internet fixa.

Com isso, os três maiores grupos, que juntos compreendem 85% das conexões de banda larga do país passam a adotar essas medidas em seus novos contratos. “Não existe um único consumidor, então para quem está abaixo da média, consome menos, o limite é melhor. E pior para quem consome muito”, justificou o superintendente da Anatel. Baigorri já apontara esse movimento quando a discussão de franquia de dados ainda estava restrita aos acessos móveis.

A grande questão por trás da medida é a possibilidade de escassez para muitos consumidores. Em redes móveis, que dependem de espectro radioelétrico, a franquia de dados pode fazer sentido. Mas, nas redes fixas, onde a fibra óptica está em expansão, a medida não parece ser a mais correta. Se a adoção de franquia de dados em redes fixas for realmente implementada, muitos consumidores podem sofrer com o esgotamento da franquia em redes com alta velocidade.

A Telmex, operadora mexicana que gere NET, Embratel e Claro já incluía franquia de dados de até 500 GB. O grupo Oi também já adotou a franquia máxima de 130 GB, o mesmo que a Telefônica anunciou. Com a mudança da companhia espanhola, a GVT, comprada pela Telefônica no ano passado, também deverá acabar com sua principal oferta sem franquia.

Continua após a publicidade

Fonte: Convergência Digital