Alibaba lançará serviço de streaming de vídeo semelhante à Netflix

Por Redação | 15 de Junho de 2015 às 10h24

O Alibaba, empresa chinesa de comércio eletrônico, está se preparando para lançar um serviço de streaming de vídeo online na China semelhante à Netflix. Dentro do prazo de dois meses, o serviço chamado TBO (TMall Box Office) deverá começar a funcionar.

O próprio Alibaba reconhece que a nova plataforma será como a Netflix e o HBO Now. Os conteúdos oferecidos no TBO serão todas produções compradas na China e no exterior como criações da própria companhia, similar ao modelo que a HBO realiza. Assim, o Alibaba caminha para se transformar no maior fornecedor no mercado dos servidores de televisão pela internet na China.

A varejista chinesa está entrando no competitivo mercado de vídeo online chinês, onde as empresas estão gastando bilhões de dólares para comprar conteúdo de mídia para atrair telespectadores suficientes para se tornar dominante. Além do próximo lançamento do Alibaba, o mercado local conta com o Tencent Vídeo, iQiyi, Sohu.com e a LeTV como principais fornecedores deste tipo de conteúdo.

Vale lembrar ainda que o Alibaba adquiriu no último ano uma participação de 16,5% do site Youku Tudou, conhecida como o "YouTube chinês" e a principal plataforma de vídeos online do país. A empresa ainda não revelou se utilizará os dois serviços juntos.

Ainda que os chineses não tenham o costume de pagar por conteúdos televisivos, os serviços de streaming de vídeo têm ajudado a mudar os hábitos de consumo, especialmente entre os mais jovens. Segundo Patrick Liu, presidente da divisão de entretenimento digital do Alibaba, a missão da empresa "é redefinir o entretenimento em casa".

Ao contrário dos principais concorrentes, cerca de 90% de todo o catálogo de conteúdo do TBO serão pagos. Os 10% restantes aparentemente serão livres, mas essa informação ainda não foi confirmada ou comentada.

Fonte: Reuters

Fonte: http://recode.net/2015/06/14/alibaba-to-launch-netflix-like-video-streaming-service-in-two-months/

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.