YouTube lançará aplicativo dedicado às crianças na próxima semana

Por Redação | 20.02.2015 às 10:45

Já faz algum tempo que o Google comentou que poderia lançar uma versão do YouTube dedicada apenas aos pequenos. Agora, essa funcionalidade já tem data para chegar: 23 de fevereiro. É nesse dia que a empresa vai lançar uma versão exclusiva do aplicativo do site de vídeos dedicada aos pequenos. A novidade chegará primeiro aos dispositivos móveis equipados com Android.

Com usabilidade simplificada e, inicialmente, sem anúncios, o YouTube for Kids vem para proporcionar uma experiência segura e totalmente controlável pelos pais, segundo as palavras do próprio Google. Indicações e curadoria de conteúdo serão feitas pela própria companhia, enquanto a busca só entregará opções de acordo com a idade de seus pequenos usuários. Enquanto isso, os mais velhos poderão contar com um histórico completo e também com um timer para definir o tempo máximo de uso do app.

A indicação do que assistir, segundo o jornal americano USA Today, virá por meio de oito seções na página inicial do app. Além de personagens conhecidos da criançada, o app também contará com itens para categorias de conteúdo, como “entretenimento”, “informação” e “educação”, por exemplo. Todo o trabalho foi feito lado a lado com um grupo de pais selecionados entre funcionários do próprio Google e pessoas sem relação alguma com a companhia.

A empresa também pensou nas crianças que ainda estão em fase de alfabetização e, por isso, podem ainda não saber exatamente como digitar o nome daquele desenho que tanto gostam. Por isso, o Google está incrementando a busca por voz para entender especificamente alguns termos que possam ser ditos por eles. Palavras chulas ou que possam trazer resultados indesejados não mostrarão ocorrência nenhuma, pedindo que o usuário tente novamente com outro termo.

Além disso, segundo as informações do jornal, o Google estaria em negociação com produtores de conteúdo para a criação de material exclusivo para o YouTube for Kids. Não se sabe, porém, como tais vídeos serão monetizados, uma vez que o app não conta com anúncios e, de acordo com as leis dos Estados Unidos, isso nem mesmo seria possível já que a coleta de dados de acesso de menores de 13 anos é proibida por lei, enquanto a publicidade para esse público conta com sérias restrições.

O download do YouTube for Kids, claro, será gratuito e estará disponível também em versões internacionais da Google Play Store. O grande foco da plataforma, porém, inicialmente será o público americano.