YouTube irá lançar serviço de streaming de músicas, afirma reportagem

Por Redação | 05 de Março de 2013 às 16h28

O YouTube, parte do grupo Google, deverá lançar seu próprio serviço de streaming de músicas ainda este ano, como afirmou o site da revista Fortune nesta terça-feira (5). O serviço deverá oferecer streaming gratuito com a presença de anúncios e uma versão paga sem propaganda. A empresa também já estaria conversando com as principais gravadoras do mercado musical.

"Enquanto nós não comentamos rumores ou especulações, existem alguns criadores de conteúdo que pensam que se beneficiariam de um fluxo de receita de assinatura, além de anúncios; por isso estamos analisando isso", comentou o YouTube sobre as especulações do lançamento do seu próprio serviço de streaming.

Segundo a CNET, o serviço de streaming do YouTube poderia enriquecer em apenas um ponto a Google Play, onde os usuários podem comprar e ouvir suas canções favoritas online. A novidade seria a opção de planos de assinatura. No entanto, muitas pessoas da indústria fonográfica estão em dúvida com relação aos formatos de assinatura, já que existe uma tendência maior dos usuários optarem pelas versões gratuitas, podendo prejudicar os lucros do serviço. Em contrapartida, muitas pessoas estão interessadas em pagar assinaturas por conteúdos mais abrangentes e livres de anúncios.

Com o lançamento do serviço de streaming, o YouTube irá competir diretamente com outros serviços grandes como Spotify, Pandora, Muve Music, Rdio e SoundCloud, que possuem uma boa base de usuários ativos. Para ter uma ideia, o Muve Music, sozinho, possui 1,4 milhões de usuários registrados. No entanto, a audiência do serviço de compartilhamento de vídeos é muito maior, com 800 milhões de visitantes todo mês, algo que poderá interessar as empresas do ramo musical.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.