YouTube ganha novas anotações em vídeos por meio de cartões interativos

Por Redação | 16 de Março de 2015 às 13h56
photo_camera Divulgação

Você já conhece as anotações tradicionais do YouTube - aqueles quadros adicionados à reprodução por quem posta o vídeo na rede e que aparecem em forma de pop-up, trazendo informações extras e links para o espectador. A partir de hoje, o portal do Google conta com uma nova função deste tipo: os cartões.

De acordo com informações postadas no blog oficial Criadores do YouTube, o serviço é um upgrade no formato atual. Ele permite a adição de mais tipos de conteúdos, como fotos e textos formatados, além de funcionar perfeitamente nas versões mobile do site, algo que não ocorria com as anotações.

“Com eles [os novos cartões], você pode informar seus espectadores sobre outros vídeos, playlists, websites, mercadorias, entre outros. Eles são tão incríveis quanto seus vídeos, estão disponíveis em qualquer momento do vídeo e, sim, finalmente funcionam em dispositivos móveis”, informa a postagem.

Cartões do YouTube

Para facilitar o controle sobre o tipo de conteúdo adicionado a um vídeo, o YouTube oferece seis formatos diferentes: Mercadoria, Captação de Recursos, Vídeo, Playlist, Website Associado e Financiamento por Fãs. Vale lembrar ainda que os cartões podem ser adicionados, removidos e alterados a qualquer momento por meio do editor de vídeos do portal.

As anotações convencionais ainda estão disponíveis, mas isso deve mudar muito em breve. Segundo o Google, a intenção é “substituir eventualmente” as anotações pelos cartões recém-anunciados.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.