YouTube estaria criando versão dedicada às crianças

Por Redação | 19.03.2014 às 10:27
photo_camera Divulgação

Como o principal site de compartilhamento de vídeos, o YouTube atrai público de todas as idades. Sua oferta de conteúdo traz desde episódios de desenhos ou produções para os pequenos até cenas violentas do dia a dia e trailers dos mais recentes filmes de terror. É justamente por causa dessa diversidade, que tanto assusta os pais, que o Google estaria prestes a criar uma versão infantil do serviço.

As informações são do site The Information, que diz ter ouvido de fontes anônimas que uma edição do site voltada para menores de dez anos já estaria em desenvolvimento. A iniciativa, que segue os passos já vistos no Netflix, por exemplo, também contaria com conteúdo original dedicado a faixa etária.

O acesso aconteceria a partir de um aplicativo que seria lançado para tablets e smartphones. A partir dele, os pequenos teriam acesso ao conteúdo direcionado e também às opções comuns de pesquisa, que só retornariam conteúdo selecionado e de acordo com a idade do usuário.

A novidade é bem vinda pelos pais, que não precisarão mais lidar com filtros de conteúdo complicados de se configurar e facilmente ultrapassados por qualquer criança com um pouco mais de conhecimento. Além disso, serve como mais uma boa plataforma de negócios para o YouTube, já que anúncios e outros conteúdos monetizados certamente serão exibidos na nova versão do serviço.

Por enquanto, porém, a iniciativa ainda estaria longe de seu estágio final de desenvolvimento. Mas ela tem seus precedentes. É o caso, por exemplo, do YouTube EDU, uma plataforma diferenciada que, em formato de canal, seleciona e disponibiliza uma série de vídeos divididos em áreas de conhecimento e voltados à educação. Há ainda o "Modo de Segurança", que filtra automaticamente o conteúdo censurado ou marcado como impróprio por outros usuários.