Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube agora oferece suporte para vídeos em 360 graus

Por| 13 de Março de 2015 às 17h28

Link copiado!

YouTube agora oferece suporte para vídeos em 360 graus
YouTube agora oferece suporte para vídeos em 360 graus
Tudo sobre YouTube

Foi com um certo atraso, mas chegou. O YouTube oferece agora suporte aos vídeos gravados em 360 graus, o que é uma boa notícia à crescente comunidade de usuários de headsets de realidade virtual. As informações são do Verge.

O Google já havia anunciado a novidade em janeiro, quando prometeu o suporte "dentro de algumas semanas". A estreia acontece ainda tímida, com pequena quantidade de vídeos, contudo, isso deve mudar com o aumento das vendas de câmeras capazes de captar imagens em 360 graus. A grande vantagem é poder "olhar" para a cena ao redor do foco principal, o que é particularmente interessante em conteúdo de esportes de ação. Além disso, a experiência se torna interativa.

Outra razão para o YouTube oferecer esse suporte é a vontade do Google em popularizar seus óculos de realidade virtual, o Google Cardboard, que, assim como o Oculus, vai poder exibir as cenas completas a partir da orientação dada pelo movimento da cabeça dos usuários.

A novidade que deve animar também toda a comunidade do YouTube é a possibilidade dos usuários de smartphones simular o "giro da cabeça" ao mudar a posição do dispositivo. Essa interação será feita com ajuda do app do YouTube conectado com o site. Por enquanto, estará disponível apenas para o sistema operacional Android e em breve para iOS. Para o restante do público, sem problemas, é possível também "olhar" para os lados com o uso de setas no canto superior esquerdo dos vídeos.

Continua após a publicidade

Como dito antes, o número de câmeras que gravam em 360 graus ainda é pequeno, mas neste ano muitas opções já devem estar disponíveis nas prateleiras. Isso inclui alguns dos dispositivos mais interessantes do ramo nos últimos tempos, como a Ricoh Theta, a Giroptic e sua capacidade de gravar 360 graus em Full HD em três diferentes direções e a Bublcam, que registra em quatro distintas lentes de 190 graus.

O Google adiantou que está trabalhando para fazer com que o conteúdo gravado a partir das câmeras Allie, da IC Real Tech, e SP460, da Kodak, possa rodar mais suavemente no YouTube. Os vídeos captados por essas câmeras precisam de um diferente processo de upload e a companhia disse também que está fazendo com que o próprio sistema reconheça essa particularidade automaticamente.

Com isso tudo, o Google mantém a estratégia da temporada com o YouTube, que é a de expandir não somente o número de usuários mas diferentes formas de ver os vídeos. Anteriormente, a companhia já havia iniciado os testes com a combinação de múltiplos vídeos na mesma linha temporal,que depende também da iniciativa dos "youtubers".

Continua após a publicidade

Além do lançamento dos vídeos de 360 graus com foco no público de esportes de ação e entusiastas, o Google também está mirando o "espectador comum". Em breve, o YouTube também estará exibindo cenas do Street View do Google Maps, inclusive com a possibilidade de colocar tags nas localidades.

Confira abaixo um vídeo de demonstração dos vídeos de 360 graus do YouTube: