YouTube agora oferece suporte para vídeos em 360 graus

Por Redação | 13 de Março de 2015 às 17h28

Foi com um certo atraso, mas chegou. O YouTube oferece agora suporte aos vídeos gravados em 360 graus, o que é uma boa notícia à crescente comunidade de usuários de headsets de realidade virtual. As informações são do Verge.

O Google já havia anunciado a novidade em janeiro, quando prometeu o suporte "dentro de algumas semanas". A estreia acontece ainda tímida, com pequena quantidade de vídeos, contudo, isso deve mudar com o aumento das vendas de câmeras capazes de captar imagens em 360 graus. A grande vantagem é poder "olhar" para a cena ao redor do foco principal, o que é particularmente interessante em conteúdo de esportes de ação. Além disso, a experiência se torna interativa.

Outra razão para o YouTube oferecer esse suporte é a vontade do Google em popularizar seus óculos de realidade virtual, o Google Cardboard, que, assim como o Oculus, vai poder exibir as cenas completas a partir da orientação dada pelo movimento da cabeça dos usuários.

A novidade que deve animar também toda a comunidade do YouTube é a possibilidade dos usuários de smartphones simular o "giro da cabeça" ao mudar a posição do dispositivo. Essa interação será feita com ajuda do app do YouTube conectado com o site. Por enquanto, estará disponível apenas para o sistema operacional Android e em breve para iOS. Para o restante do público, sem problemas, é possível também "olhar" para os lados com o uso de setas no canto superior esquerdo dos vídeos.

Como dito antes, o número de câmeras que gravam em 360 graus ainda é pequeno, mas neste ano muitas opções já devem estar disponíveis nas prateleiras. Isso inclui alguns dos dispositivos mais interessantes do ramo nos últimos tempos, como a Ricoh Theta, a Giroptic e sua capacidade de gravar 360 graus em Full HD em três diferentes direções e a Bublcam, que registra em quatro distintas lentes de 190 graus.

VÍDEOS 360 GRAUS

O Google adiantou que está trabalhando para fazer com que o conteúdo gravado a partir das câmeras Allie, da IC Real Tech, e SP460, da Kodak, possa rodar mais suavemente no YouTube. Os vídeos captados por essas câmeras precisam de um diferente processo de upload e a companhia disse também que está fazendo com que o próprio sistema reconheça essa particularidade automaticamente.

Com isso tudo, o Google mantém a estratégia da temporada com o YouTube, que é a de expandir não somente o número de usuários mas diferentes formas de ver os vídeos. Anteriormente, a companhia já havia iniciado os testes com a combinação de múltiplos vídeos na mesma linha temporal,que depende também da iniciativa dos "youtubers".

Além do lançamento dos vídeos de 360 graus com foco no público de esportes de ação e entusiastas, o Google também está mirando o "espectador comum". Em breve, o YouTube também estará exibindo cenas do Street View do Google Maps, inclusive com a possibilidade de colocar tags nas localidades.

Confira abaixo um vídeo de demonstração dos vídeos de 360 graus do YouTube:

Fonte: http://www.theverge.com/2015/3/13/8203173/youtube-now-supports-360-degree-videos

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.