YouTube, agora, oferece legendas automáticas em português e cinco outros idiomas

Por Redação | 29.11.2012 às 11:15

O YouTube anunciou nesta quarta-feira (28) a introdução de seis novos idiomas ao seu sistema de legendas automáticas, incluindo português, japonês, alemão, francês, russo e holandês. O serviço foi lançado em 2009, primeiramente, em inglês e permite que os usuários assistam a vídeos com legendas em sua língua-mãe.

"As legendas são importantes para garantir que todos - incluindo surdos, pessoas com dificuldade de audição e espectadores que falam outros idiomas - possam aproveitar todos os vídeos disponíveis no YouTube", afirmou a empresa em seu blog oficial.

Legendas YouTube português

A empresa afirma que com a adição dos novos idiomas, 200 milhões de vídeos com legendas automáticas e/ou colocadas por seus criadores estarão disponíveis na plataforma, aumentando a usabilidade do serviço de vídeos.

Mas a ferramenta não funciona perfeitamente como se esperava. O serviço de legendas automáticas utiliza a mesma tecnologia do serviço de reconhecimento de voz do Google, que muitas vezes realiza transcrições erradas dependendo da clareza e do sotaque do orador. Para evitar esses problemas, o produtor do vídeo poderá oferecer uma transcrição em seu idioma de origem, poderá editar as legendas que já foram aplicadas ou baixá-las e realizar a sua edição manualmente.