YouTube abre estúdio em São Paulo

Por Redação | 27 de Outubro de 2014 às 18h44

O serviço mais popular de vídeos do mundo, o YouTube, anunciou a abertura de um estúdio na cidade de São Paulo. O espaço será voltado para os novos criadores de vídeo. Chamado de YouTube Space, o local deverá abrir as portas até o final do mês de novembro, no Bom Retiro, região central de São Paulo.

A ideia é oferecer para os youtubers brasileiros uma estrutura básica com bons equipamentos de luz, som e filmagem. O espaço localizado na capital paulista é o quinto existente no mundo e o primeiro na América Latina. Tóquio, Londres, Los Angeles e Nova York já possuem o projeto YouTube Space ativo. Para utilizar o local os interessados deverão possuir um canal no serviço de vídeos com no mínimo mil inscritos.

Para convidados, o espaço começa a funcionar hoje (27). O aluguel dos equipamentos será feito por meio da internet, onde o usuário terá de acessar o sistema com as credenciais de seu canal no YouTube e escolherá o que precisa para a produção de seus vídeos. Instrumentos como câmeras, microfones, equipamentos de luz e guias poderão ser escolhidos previamente pelos youtubers.

O objetivo do YouTube Space é disponibilizar um bom material para que seus usuários possam criar conteúdo original para que futuramente o serviço do Google possa brigar de igual para igual com os canais de TV.

No Brasil, o espaço conta com o apoio do Instituto Criar, fundado há mais de 10 anos pelo apresentador Luciano Huck, que tem como objetivo oferecer cursos de formação audiovisual para jovens carentes. O espaço físico onde o YouTube montou sua estrutura é da instituição de Huck. Portanto, os alunos do Instituto também poderão utilizar as instalações do YouTube Space.

O espaço não oferecerá apenas estrutura audiovisual. Também haverá cursos de edição e produção, além de dicas sobre como utilizar melhor o YouTube, promover os vídeos de maneira eficiente e ganhar dinheiro com as produções.

De acordo com um post no blog oficial do serviço, "desde a inauguração do primeiro YouTube Space, em 2012, mais de 30 mil pessoas em todo o mundo já participaram de mais de 450 workshops". Ainda segundo o post, mais de 6 mil vídeos já foram produzidos com o apoio do espaço e, atualmente, esse conteúdo totaliza aproximadamente 750 milhões de visualizações no site.

YouTube Space

Com mais de 1 bilhão de visitantes únicos por mês (40% de todas as pessoas que utilizam a internet), o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo, atrás somente do próprio Google.com. Mas a grandiosidade dos números da plataforma não para por aí. Mais de 6 bilhões de horas de vídeo são visualizadas por mês no site. Por minuto, o YouTube recebe mais de 300 horas de novos vídeos.

Já no Brasil os dados também são surpreendentes. São mais de 60 milhões de visitantes brasileiros mensais no site, segundo a comScore. Em média, os brasileiros conectados ao YouTube assistem a oito horas por semana de vídeos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/10/1538257-youtube-abre-estudio-gratuito-em-sp.shtmlhttp://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/youtube-abre-estudio-em-sao-paulo-focado-em-novos-criadores

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.