Windows 10: veja como instalar a versão para testes

Por Redação

O Windows 10 vai estar disponível em breve, mas antes de atualizar é preciso descobrir se você vai conseguir se familiarizar com o novo sistema operacional. Por isso existe a "Technical Preview", uma versão beta para que o usuário faça testes monitorados pela Microsoft. Caso existam falhas ou se o sistema não funcionar da maneira esperada, o aperfeiçoamento será feito pela companhia antes mesmo do seu lançamento oficial.

O recomendado é que se espere um pouco para instalar para evitar possíveis riscos comuns do uso de qualquer tipo de software em pré-lançamento. Mas se ainda assim você quiser fazer o upgrade a partir do Windows 7 ou 8.1, não deixe de conferir o guia abaixo. A recomendação é que ele não seja instalado no seu computador principal.

Instalação

O primeiro passo vai ser usar o Windows Update para fazer a instalação. Todos os seus arquivos pessoais e programas permanecerão, mas um backup preventivo nunca é demais. Antes de começar, verifique os requisitos do seu sistema e o espaço disponível nele para descobrir se o seu computador vai responder bem ao novo sistema operacional.

Depois da confirmação de que a atualização pode ser feita, o usuário precisa se inscrever no programa Windows Insider no site da Microsoft. O processo é rápido, mas se você já tiver uma conta, em alguns cliques esta etapa estará feita.

Agora, você já está pronto para receber o Windows 10. Entre na página do Technical Preview, também no site da Microsoft, clique em "Start Upgrade Now" e execute o arquivo baixado. Depois disso, reinicie o computador e abra o Windows Update, no Painel de Controle. Assim como mostra a imagem, clique em "Install". Pode ser que o processo dure mais de uma hora, não se preocupe.

Windows 10 Technical Preview

Foto:Reprodução/Make Use Of

Depois de tudo completo, uma janela vai abrir para o ajuste de configurações de acordo com os seus gostos, ou você pode optar pelas configurações expressas.

Windows 10 Technical Preview

Foto: Reprodução/Make Use Of

Novidades

Depois de instalado, chegou a hora de testar os novos recursos que o Windows 10 tem a oferecer. Dependendo de qual era a versão anterior, os usuários vão perceber grandes diferenças, principalmente na área de trabalho.

Windows 10 Technical Preview

Foto: Reprodução/Make Use Of

A tela inicial apresenta um Menu Iniciar mais fácil de acessar, que lembra bastante o original, além de uma barra de buscas ao lado do botão Iniciar que serve para fazer a procura no computador ou direto na internet através do buscador Bing. Uma amostra do pacote Office também está disponível para que usuários do Technical Preview possam testar.

Windows 10 Technical Preview

Foto: Reprodução/Make Use Of

Os aplicativos agora podem rodar no desktop com uma janela própria, misturando uma interface moderna com a tradicional, que podia ser vista até o Windows 7.

Estas são apenas algumas das mudanças do novo sistema operacional da Microsoft. Veja aqui mais novidades do Windows 10 antes de começar a testar.

Via: Make Use Of