Wikipedia sob nova direção

Por Redação | 02 de Maio de 2014 às 18h45

A Wikimedia, organização que comanda a Wikipedia, nomeou nesta sexta-feira (02) sua nova diretora executiva, Lila Tretikov. De acordo com informações da própria fundação, ela assume a função a partir do dia 1º de junho.

Lila é respeitada na comunidade de desenvolvimento de softwares com código aberto. "O número de seguidores do Wikipedia e outros projetos parceiros relacionados à livre informação é crescente e nosso movimento será fortificado com a liderança de Lila Tretkov", anuncia Jan-Bart de Vreede, executivo da Wikimedia.

"Quando soube da notícia, pensei: 'Isso é grande em todas as maneiras: um grande site, o quinto mais popular do planeta. Uma grande comunidade, com 80 mil Wikimedians ativos ao redor do globo. E uma grande missão, nada mais do que fazer a maior soma de conhecimento disponível gratuitamente para todos", celebra Lila.

Lyla nasceu na União Soviética e se mudou para os Estados Unidos em 1994, onde estudou Ciências da Computação e Arte. Ela começou sua experiência com códigos abertos na Sun Microsystems, subsidiária da fabricante de computadores Oracle Corporation. Antes de aceitar o cargo na Wikipedia, a executiva era chefe de produto do software de gestão SugarCRM.

Segundo dados da empresa estadunidense ComScore, especializada em análise de dados da internet, a Wikipedia e outros projetos desenvolvidos pela Fundação Wikimedia recebem mais de 495 milhões de visitantes por mês. A enciclopédia online está disponível em 287 línguas e contém mais de 30 milhões de artigos confeccionados via contribuição voluntária de quase 80 mil pessoas em todo o mundo.

Fonte: http://wikimediafoundation.org/wiki/Press_releases/WMF_announces_new_ED_Lila_Tretikov

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.