Wikipedia quer preservar vozes de pessoas famosas para a posteridade

Por Redação | 27 de Janeiro de 2014 às 14h24

A Wikipedia anunciou a criação de mais um projeto que tem como objetivo preservar a história para as futuras gerações. Com o WikiVIP, a ideia é criar um banco de dados de vozes de personalidades que possa ser utilizado livremente e por todos os interessados. Basicamente, guardar para sempre a maneira como aquele notável em especial falava e se comunicava com os outros.

A sigla, que significa Wikipedia Voice Intro Project, quer que celebridades, cientistas, políticos e todo tipo de figura pública de interesse global grave pequenas introduções sobre si mesmo, que serão disponibilizadas em formato FLAC. A primeira, do ator britânico Stephen Fry, já está no ar.

O projeto conta também com a parceria da BBC, que promete realizar buscas em seus arquivos para entregar clipes de voz de apresentadores e participantes dos diversos programas realizados em toda sua história. O foco principal aqui, além dos já falecidos, são políticos e cientistas.

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

Segundo a Wikipedia, qualquer pessoa com uma página em seu próprio nome pode entrar em contato com a equipe do WikiVIP para inserir um clipe de voz em seus perfis.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.