Wikipedia quer preservar vozes de pessoas famosas para a posteridade

Por Redação | 27 de Janeiro de 2014 às 14h24

A Wikipedia anunciou a criação de mais um projeto que tem como objetivo preservar a história para as futuras gerações. Com o WikiVIP, a ideia é criar um banco de dados de vozes de personalidades que possa ser utilizado livremente e por todos os interessados. Basicamente, guardar para sempre a maneira como aquele notável em especial falava e se comunicava com os outros.

A sigla, que significa Wikipedia Voice Intro Project, quer que celebridades, cientistas, políticos e todo tipo de figura pública de interesse global grave pequenas introduções sobre si mesmo, que serão disponibilizadas em formato FLAC. A primeira, do ator britânico Stephen Fry, já está no ar.

O projeto conta também com a parceria da BBC, que promete realizar buscas em seus arquivos para entregar clipes de voz de apresentadores e participantes dos diversos programas realizados em toda sua história. O foco principal aqui, além dos já falecidos, são políticos e cientistas.

Segundo a Wikipedia, qualquer pessoa com uma página em seu próprio nome pode entrar em contato com a equipe do WikiVIP para inserir um clipe de voz em seus perfis.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.