Wikipedia ganha função 'rascunho' para evitar remoção de artigos

Por Redação | 03 de Janeiro de 2014 às 08h45

De forma a reduzir o número de textos deletados de seus sistemas, a Wikipedia anunciou o lançamento de uma função de rascunhos. De forma semelhante a um blog do Wordpress, por exemplo, novos artigos ou trechos de páginas já existentes podem ser salvos na nuvem antes de serem efetivamente publicados.

Além disso, a ideia é incentivar a colaboração, uma vez que os rascunhos armazenados por um usuário podem ser acessados por outros. Isso inclui, também, os próprios editores da Wikipedia, que podem fazer anotações sobre o que está errado, quais informações são imprecisas e onde é necessária a inclusão de referências externas.

Segundo o site, que se tornou rapidamente uma das maiores fontes de informação do mundo, cerca de 80% dos novos artigos adicionados à rede acabam sendo deletados por erros de formatação ou informações sem validação. Os novos usuários, que ainda estão aprendendo o funcionamento do sistema, estão entre os principais afetados e a ideia é que a nova função melhore esse índice e atraia cada vez mais gente para a Wikipedia.

Rascunhos na Wikipedia

Além disso, no comunicado oficial, a organização fala em um amadurecimento de seu próprio conteúdo, que hoje serve centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. Enquanto antes o foco era na velocidade de disponibilização da informação, a ideia agora é apresentar artigos bem trabalhados e, acima de tudo, precisos.

Por enquanto, a função de rascunhos está disponível apenas na versão em inglês da Wikipedia, aparecendo tanto para usuários registrados quanto anônimos. Os textos que estão sendo trabalhados não estarão disponíveis para leitores do site.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.