Wikipedia anuncia novas regras para lidar com edições pagas

Por Redação | 17 de Junho de 2014 às 14h30

Em um esforço para lidar com as recentes preocupações causadas por edições pagas, a Wikipedia acaba de anunciar novas regras destinadas a aumentar a transparência das informações.

A Wikimedia Foundation, fundação responsável pela enciclopédia online, alterou nesta segunda-feira (16) seus termos de uso, de modo que agora, os editores pagos por terceiros terão que declarar explicitamente no sumário, na página do usuário ou na de discussões, quem é o empregador responsável pela edição.

A fundação declarou que vê a prática como uma ameaça à confiabilidade e reputação do site, e espera que as novas regras estimulem a discussão consciente na comunidade.

"Temos sérias preocupações sobre a forma que tal edição afeta a neutralidade", declarou a fundação em um comunicado.

As novas regras vêm um mês após uma agência brasileira de publicidade ter usado a enciclopédia online para favorecer uma empresa de pneus. No caso, centenas de artigos sobre automobilismo tiveram suas imagens de ilustração trocadas por outras que de alguma forma exibissem a marca.

A questão veio à tona em outubro do ano passado quando a Wikimedia anunciou que havia fechado mais de 250 contas de edição como parte de uma investigação sobre um aumento exagerado no número de edições pagas.

Nos termos de uso da Wikipédia fica expressamente proibido "a tentativa de se passar por outro usuário, deturpar sua afiliação com qualquer pessoa ou entidade, ou usar o nome de usuário de outrem com a intenção de enganar."

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.