[Vídeo]: Timelapse registra 9 meses de operações da sonda Curiosity em 1 minuto

Por Redação | 29.05.2013 às 10:35

A chegada da sonda Curiosity no solo de Marte em agosto do ano passado foi um verdadeiro sucesso e foi muito comemorada pelos pesquisadores da NASA. Desde então, a sonda envia dezenas de milhares de imagens do Planeta Vermelho para a Terra, bem como resultados de análises do solo do planeta remoto. Agora, graças ao trabalho de um usuário do YouTube, qualquer pessoa poderá conferir nove meses de trabalho da Curiosity em um vídeo de apenas um minuto de duração. As informações são do Mashable.

Karl Sanford, que afirma que esta é sua primeira experiência com Timelapse, compilou imagens brutas da missão Curiosity e criou um vídeo muito interessante com as principais imagens coletadas pelas câmeras presentes na sonda - Sanford postou o código que utilizou para criar o vídeo no GitHub. As imagens usadas no vídeo foram captadas entre Sol 0 e Sol 281, termo usado para determinar os dias em Marte, resultando em um vídeo que compreende cerca de nove meses terrestres de missão.

Saiba mais: Curiosity revela objeto que parece metálico sobre a superfície de Marte

Tweet Curiosity Time Lapse

Reprodução: Canaltech

Até a própria Curiosity utilizou seu perfil no Twitter para promover o Timelapse com as imagens que captou ao longo dos últimos meses. "Apenas um minuto! É o tempo que leva para ver os nove meses de minha missão nesse Timelapse graças a @krsanford", afirmou a sonda em sua última postagem. Confira abaixo o vídeo com o Timelapse completo das operações da sonda em Marte: