Velocidade média da banda larga brasileira continua bem longe da média mundial

Por Redação | 06 de Abril de 2015 às 10h31

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Akamai mostrou que a velocidade média de conexão de banda larga no Brasil ainda permanece distante da média mundial. Com uma média de 3 Mbps, o país atualmente ocupa a 89ª posição no ranking elaborado na pesquisa "The State of Internet Report". A velocidade média mundial de banda larga é de 4,5 Mbps, segundo o levantamento.

A campeã em velocidade foi a Coreia do Sul, que apresentou uma velocidade média de 22,2 Mbps. Na América do Sul, três países se destacam por apresentarem velocidade média igual ou superior a mundial. Foi constatado que o México apresenta 4,5 Mbps, enquanto Chile e Uruguai conseguiram atingir 5 Mbps e 5,9 Mbps, respectivamente. Outros países como Peru (4 Mbps), Equador (3,7 Mbps) e Colômbia (3,7 Mbps) conseguem superar o Brasil mesmo com indicadores sociais e econômicos inferiores.

Já em termos de conexões móveis, não estamos muito melhor. Apenas 2,2% das conexões desse tipo conseguem atingir velocidade acima de 4 Mbps.

Para suprir a demanda, o Brasil deverá aumentar consideravelmente sua infraestrutura e elevar a média de velocidade de conexão. O setor de publicidade, por exemplo, está investindo cada vez mais no mercado digital de vídeos online. Para que os consumidores possam ser impactados pelas campanhas neste formato, a conexão deve ser rápida o suficiente para não prejudicar a experiência da campanha. Segundo o Advertising Age, com números da eMarketer, o investimento nesta modalidade deve quase dobrar entre 2015 e 2019 nos Estados Unidos, passando de US$ 7,7 bilhões para US$ 14,4 bilhões.

Não é possível avaliar os números no Brasil, mas, em termos relativos, o investimento em outras categorias digitais como mobile e programática podem crescer de forma mais acelerada que o vídeo devido à combinação de oligopólios de oferta e comercialização e falta de infraestrutura.

Via Akamai

Fonte: http://www.akamai.com/dl/content/q4-2014-soti-report.pdfhttp://www.bluebus.com.br/a-banda-lenta-brasileira-velocidade-de-conexao-ainda-distante-da-media-mundial/

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!