Retrospectiva: relembre os principais golpes online de 2012

Por Redação | 18 de Dezembro de 2012 às 18h10

Com mais um ano chegando ao fim, diversas listas sobre os assuntos mais populares nos últimos doze meses começam a circular pela web. A Symantec, empresa de segurança responsável pelo Norton Antivírus, não ficou de fora e também divulgou sua versão dos destaques do ano, mas nesse caso trata-se dos principais golpes virtuais que rolaram no Brasil em 2012.

Está mais do que provado que os hackers ficam sempre atentos às tendências e aos assuntos que estão em alta para se aproveitar deles em seus golpes, como celebridades que estão em evidência, por exemplo. Em meados de setembro deste ano, a McAfee anunciou um ranking das celebridades mais perigosas da web, aquelas que tinham suas imagens associadas a programas mal-intencionados.

Confira quais foram os assuntos que mais renderam para os golpistas virtuais em 2012, segundo a Symantec:

Lionel Messi

Com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de Futebol prestes a desembarcar no Brasil, a Norton detectou no mês de outubro que o melhor jogador do mundo, Lionel Messi, teve sua imagem utilizada por golpistas para fisgar internautas desavisados.

Um site com a fotografia de Messi foi utilizado para chamar a atenção dos fãs, que ao entrar na página deviam registrar um login e senha para ter acesso às redes sociais do jogador. Foi o suficiente para os hackers roubarem informações pessoais e sigilosas daqueles que realizavam o tal cadastro, chegando inclusive a dar prejuízos financeiros para eles.

Carolina Dieckmann

Mais uma celebridade que caiu nas graças dos hackers na hora de atrair suas vítimas. Os golpistas se aproveitaram de outra atividade virtual criminosa - o roubo e distribuição de fotos íntimas da atriz pela Internet - para fisgar os mais curiosos e levá-los para sites maliciosos com a promessa de revelar as tais fotos. O assunto rendeu tanto que, em dezembro, virou lei. A lei Carolina Dieckmann torna crime a invasão de computadores.

Jogos Vorazes

O sucesso de bilheteria 'The Hunger Games', ou 'Jogos Vorazes', também serviu para a criação de diversos malwares relacionados ao filme. A Norton identificou, em meados de março, diversos resultados maliciosos em meio à busca de termos como: "Jogos Vorazes de Suzanne Collins", "Jogos Vorazes Movie Download grátis", "Jogos Vorazes Torrent Filme completo".

Titanic

Em meados de abril, outro filme foi alvo dos cibercriminosos: o clássico Titanic, que foi relançado em 3D. Os golpistas criaram sites falsos e maliciosos que também apareciam nos motores de busca como resultado das pesquisas dos internautas a partir da palavra-chave "Titanic". Bastava clicar no link para ser redirecionado para o download de uma série de softwares infectados.

Flashback

Ainda no mês de abril, o vírus chamado 'Flashback' rendeu muito assunto. Ele focava usuários de Mac, e aparecia para eles como um plug-in do Adobe Flash para roubar nomes de usuários e senhas.

Flame

Outro vírus que causou burburinho foi o Flame. Chamado de super vírus, ele era capaz de se espalhar por milhares de computadores de uma só vez e fazer muito estrago. O ponto que mais chama a atenção no vírus é que ele não foi projetado para roubar dados pessoais ou senhas bancárias, mas sim senhas e controles de acesso de infraestruturas críticas, como uma usina nuclear. Esta armadilha estava sendo difundida discretamente há dois anos.

Anonymous

Este não é um golpe diretamente direcionado para lesar as pessoas em benefício dos que realizaram o ataque, mas o caso teve grande repercussão no país. Em janeiro, o grupo hacker ativista Anonymous atacou os sites dos principais bancos do Brasil para mostrar sua indignação em relação à injustiça, desigualdade e corrupção que assola o país. Eles escolheram a última semana do mês propositalmente, pois é quando acontece grande parte dos pagamentos de salários.

Vale lembrar que o Brasil é o segundo país com maior número de ataques cibernéticos, portanto fique sempre atento aos novos vírus e iscas que circulam pela rede, e, claro, mantenha sempre seu antivírus atualizado.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.