Veja como economizar os dados de sua franquia enquanto navega na internet móvel

Por Cadu Silva
photo_camera Opera

O Brasil dispõe de milhares de pontos de acesso Wi-Fi espalhados por shoppings, aeroportos, cafeterias e muitos outros locais. Até mesmo cidades inteiras possuem uma rede sem fio aberta para a população usar. Mas esses hotspots não são tão onipresentes quanto as redes móveis das operadoras de telefonia, o que nos obriga a usar os pacotes de dados oferecidos por elas quando não há redes sem fio disponíveis.

O problema é que as franquias são bem pequenas, principalmente se você é um cliente pré-pago. Nesses casos, economizar cada byte é essencial para que a franquia aguente até o fechamento do mês. Ai é que entram as três soluções mostradas nesse artigo.

Dois navegadores populares oferecem um recurso que ajuda a poupar seu plano de dados: o Google Chrome e o Opera. Esse último, inclusive, oferece o recurso até mesmo no desktop, com o nome Modo Off Road (antigo Opera Turbo).

Os recursos funcionam de maneira similar em ambos os navegadores: a página é enviada para os servidores do Google ou do Opera para ser comprimida e finalmente ser enviada para você. Isso poupa uns preciosos megabytes de sua franquia.

Economia de dados no Chrome

Para ativar o recurso no Chrome para Android, clique nos três pontinhos empilhados no canto superior direito e vá em "Configurações". Então clique em "Gerenciamento de Largura de Banda". Agora, vá em "Reduzir Uso de Dados".

Economia de dados no Chrome

Finalmente, você poderá ver uma descrição do recurso e poderá ativá-lo através da chave existente no canto superior direito da janela. Pronto! Agora basta navegar e conferir como as páginas passaram a carregar mais rápido.

Seguindo esse caminho novamente, você poderá conferir o quanto já economizou.

Ativando o modo Off Road do Opera

Se você é usuário do Opera Mobile, que sempre teve esses recursos de economia de banda, vai ser bem mais simples ativar e ver o quanto economizou. O Opera Turbo agora é chamado de modo Off Road.

Opera Off Road

Clique no menu do Opera e ative o "Modo Off Road". Pronto! Clicando no menu Opera novamente após navegar um pouco, você poderá conferir o quanto poupou de tráfego. Nas configurações, você ainda pode definir a qualidade das imagens quando o modo estiver ativado e economizar ainda mais.

Economizando dados no sistema inteiro

Nem só de navegadores vivem os usuários de smartphones. Com os aplicativos, muitas vezes dispensamos o browser e com isso não poderíamos aproveitar os recursos de economia de dados sem abrir mão dos apps.

Onavo Count

Porém, com o Onavo você vai poder economizar dados em todos os aplicativos do sistema que se conectem a internet. Ele é uma VPN que comprime e otimiza todas as informações que trafegam entre você e a internet.

O aplicativo Onavo Count te ajuda a entender como e com o que você tem gasto os seus dados. O Onavo Extend é responsável por otimizar seu acesso à grande rede e fazer seu plano de dados render até cinco vezes mais.

O Onavo está disponível para Android e iPhone através do site oficial.

Bônus: Nokia Xpress para Windows Phone

Usuários de Windows Phone podem contar com o Nokia Xpress para acessar sites da internet usando tecnologias de compressão na nuvem - algo semelhante ao que existe no Google Chrome e no Opera.

Nokia Xpress

Pronto! Com essas dicas, certamente seu plano de dados vai render mais e você não precisará ficar navegando em velocidades mais lentas que conexão discada por ter esgotado a franquia antes do fechamento do mês.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.