Usuário do Reddit que promoveu "The Fappening" reclama de exposição na mídia

Por Redação | 08 de Setembro de 2014 às 15h09
Divulgação

O usuário da rede social Reddit responsável por propagar o vazamento das imagens de celebridades nuas dentro do Reddit através da página "The Fappening", Johnsmcjohn, está reclamando da exposição que está sofrendo na mídia.

A situação é, no mínimo, irônica, mas foi exposta por Johnsmcjohn em uma sessão de perguntas e respostas promovida por ele neste domingo (7), entre usuários do Reddit.

"Decidi na quinta-feira que eu não iria excluir minha conta e se a imprensa quer fazer um interrogatório comigo, que assim seja. Não vou ser intimidado e ficar em silêncio", reclamou no Reddit.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

As reclamações de Johnsmcjohn foram motivadas por um longo artigo do jornal The Washington Post, que revelou diversas informações pessoais dele. O jornal utilizou o perfil do usuário, chamado de "John" pela publicação, para cruzar referências com perfis do Twitter e LinkedIn e chegou a um perfil extenso sobre o usuário – apesar de não ter revelado seu nome verdadeiro.

Entre os dados divulgados, o site publicou a idade (33 anos), região onde John mora nos Estados Unidos (Costa Oeste) e alguns dos seus empregos anteriores, como jogador profissional de poker.

A publicação também detalhou informações sobre problemas financeiros de John e sobre os seus hábitos online, que incluem frequentar páginas sobre assexualidade, síndrome de Asperger e um fórum para usuários de cocaína dentro do Reddit.

"Eu não gosto disso, mas que assim seja. A Administração [do ex-presidente norte-americano Richard] Nixon não pode parar o [escândalo de] Watergate, então eu não vou tentar detê-los", escreveu. "Além disso, eu pago minhas contas de gás, caso alguém se importe".

Johnsmcjohn foi o responsável pela criação pelo subreddit TheFappening (agora fechado) no domingo passado (31). O local acabou se tornando um hub de divulgação de links das imagens vazadas por um hacker e originalmente publicadas dentro do site 4chan.

Subreddits são sub-fóruns temáticos dentro do Reddit, que podem ser criados e administrados livremente por usuários da rede.

A equipe de moderadores do Reddit finalmente excluiu o subreddit no sábado (6), sob o argumento de que as fotos foram obtidas de maneira ilegal e feriam os direitos das pessoas envolvidas. Um post no blog oficial do site comentou o fato. De acordo com o CEO do Reddit, Yishani Wong, o assunto foi amplamente discutido pela equipe do site, levando em consideração os méritos de liberade de expressão.

Segundo John, a página teve mais de 250 milhões de visualizações no período. Dentro do Reddit, qualquer pessoa pode visualizar o conteúdo postado em fóruns livremente. Uma conta de usuário só é necessária se a pessoa quiser também realizar postagens.

"Eu criei o /r/TheFappening porque gostei do nome, chequei se ele já existia, vi que não, então criei. Eu esperava que o sub[reddit] diminuiria em popularidade com o tempo", escreveu. "Baní-lo me surpreendeu. Especialmente após todo o tráfego que nós tivemos na última semana".

O usuário ainda aproveitou o espaço para defender a criação do sub-fórum, afirmando que ele não postou as imagens, nem as hosteou, e que elas seriam colocadas no site de qualquer forma.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.