Usuário do Reddit que promoveu "The Fappening" reclama de exposição na mídia

Por Redação | 08 de Setembro de 2014 às 15h09
photo_camera Divulgação

O usuário da rede social Reddit responsável por propagar o vazamento das imagens de celebridades nuas dentro do Reddit através da página "The Fappening", Johnsmcjohn, está reclamando da exposição que está sofrendo na mídia.

A situação é, no mínimo, irônica, mas foi exposta por Johnsmcjohn em uma sessão de perguntas e respostas promovida por ele neste domingo (7), entre usuários do Reddit.

"Decidi na quinta-feira que eu não iria excluir minha conta e se a imprensa quer fazer um interrogatório comigo, que assim seja. Não vou ser intimidado e ficar em silêncio", reclamou no Reddit.

As reclamações de Johnsmcjohn foram motivadas por um longo artigo do jornal The Washington Post, que revelou diversas informações pessoais dele. O jornal utilizou o perfil do usuário, chamado de "John" pela publicação, para cruzar referências com perfis do Twitter e LinkedIn e chegou a um perfil extenso sobre o usuário – apesar de não ter revelado seu nome verdadeiro.

Entre os dados divulgados, o site publicou a idade (33 anos), região onde John mora nos Estados Unidos (Costa Oeste) e alguns dos seus empregos anteriores, como jogador profissional de poker.

A publicação também detalhou informações sobre problemas financeiros de John e sobre os seus hábitos online, que incluem frequentar páginas sobre assexualidade, síndrome de Asperger e um fórum para usuários de cocaína dentro do Reddit.

"Eu não gosto disso, mas que assim seja. A Administração [do ex-presidente norte-americano Richard] Nixon não pode parar o [escândalo de] Watergate, então eu não vou tentar detê-los", escreveu. "Além disso, eu pago minhas contas de gás, caso alguém se importe".

Johnsmcjohn foi o responsável pela criação pelo subreddit TheFappening (agora fechado) no domingo passado (31). O local acabou se tornando um hub de divulgação de links das imagens vazadas por um hacker e originalmente publicadas dentro do site 4chan.

Subreddits são sub-fóruns temáticos dentro do Reddit, que podem ser criados e administrados livremente por usuários da rede.

A equipe de moderadores do Reddit finalmente excluiu o subreddit no sábado (6), sob o argumento de que as fotos foram obtidas de maneira ilegal e feriam os direitos das pessoas envolvidas. Um post no blog oficial do site comentou o fato. De acordo com o CEO do Reddit, Yishani Wong, o assunto foi amplamente discutido pela equipe do site, levando em consideração os méritos de liberade de expressão.

Segundo John, a página teve mais de 250 milhões de visualizações no período. Dentro do Reddit, qualquer pessoa pode visualizar o conteúdo postado em fóruns livremente. Uma conta de usuário só é necessária se a pessoa quiser também realizar postagens.

"Eu criei o /r/TheFappening porque gostei do nome, chequei se ele já existia, vi que não, então criei. Eu esperava que o sub[reddit] diminuiria em popularidade com o tempo", escreveu. "Baní-lo me surpreendeu. Especialmente após todo o tráfego que nós tivemos na última semana".

O usuário ainda aproveitou o espaço para defender a criação do sub-fórum, afirmando que ele não postou as imagens, nem as hosteou, e que elas seriam colocadas no site de qualquer forma.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.