Use os filtros do Gmail para se livrar das mensagens indesejadas

Por Pedro Cipoli

O Gmail inclui um sistema anti-spam que funciona muito bem, excluindo da nossa caixa de entrada inúmeras mensagens promocionais, phishing scams e outros e-mails indesejados e enviando todas elas para a pasta "SPAM", mas ele não é perfeito. Uma ou outra mensagem acaba escapando e com o tempo acabam consumindo tempo e paciência do usuário. Então agora você vai aprender como criar filtros individuais para estes casos e dedicar sua atenção a e-mails que sejam realmente importantes.

Como exemplo, vamos filtrar as mensagens do endereço "mensageiro@kabum.com.br" juntamente com o "lwo.localweb.com.br", que é o responsável pelo envio das ofertas diárias do Kabum. Há várias formas de impedir que os e-mails que deseja filtrar não lotem a sua caixa de entrada e vamos ver cada um deles. Primeiro clique na caixa de seleção de uma mensagem que deseja filtrar e em seguida no botão "Mais" logo abaixo da caixa de pesquisas, como mostrado abaixo:

Filtros Gmail 01
Filtros Gmail 02

Nas opções que abrirem, clique em "Filtrar mensagens assim". Nesta primeira etapa da criação do filtro temos acesso às opções globais de como vamos escolher filtrar as mensagens:

Filtros Gmail 03
  • De: qualquer mensagem que vier desse endereço entrará no critério.
  • Para: alguns serviços mandam suas mensagens para um endereço específico, como é o caso de "undisclosed-recipients" para escapar dos filtros de Spams. Se for o caso, basta digitar este nome para bloqueá-las.
  • Assunto: aqui entram e-mails específicos como "Gatinhos fofos" ou correntes do tipo "Ajudem essa menina doando R$ 10".
  • Contém as palavras: este campo é bastante perigoso. Se o campo "De" estiver vazio e forem inseridas palavras aqui, todo e qualquer e-mail entrará no critério. Caso você tenha preenchido o campo "De", somente aquele remetente passará por esse crivo.
  • Não tem: funciona da forma contrária ao "Contém palavras".

Depois de preencher os critérios, clique em "Criar filtro com esta pesquisa" para escolher o que irá acontecer com as mensagens que entrarem no critério. De todas as opções, destacamos as 4 que consideramos mais efetivas:

Filtros Gmail 04
  • Ignorar da caixa de entrada (Arquivar): ideal para termos a certeza de não perder nenhum e-mail que tenha entrado no critério por acidente, não aparecendo na caixa de entrada mas ficando disponível na pesquisa de e-mails.
  • Marcar como lida: a mensagem aparece na caixa de entrada mas é automaticamente marcada como lida, sendo uma boa opção para quem utiliza smartphones e não quer perder tempo com e-mails que não são importantes.
  • Aplicar marcador: aparece na caixa de entrada, mas com um marcador especificando que foi filtrado e pode ser ignorado.
  • Excluir: ao chegar, a mensagem vai direto para a lixeira, ficando disponível por alguns dias caso o usuário acesse a pasta.

Agora clique em "Criar filtro" e pronto! Daqui em diante você não vai precisar mais se preocupar com dezenas de mensagens enchendo a sua caixa de entrada. É possível criar quantos filtros quiser: um para aquela tia chata que te enche de correntes, outro para a loja que te manda ofertas sem que você nunca tenha comprado lá, e assim por diante. Aproveite a nossa dica e organize melhor sua caixa de mensagens!

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!