Use o Peacekeeper para medir o desempenho de seu navegador

Talvez não exista concorrência mais honesta do que a promovida pelas empresas de navegadores web. Firefox, Opera, Google Chrome, Safari e Internet Explorer duelam praticamente todos os dias para conquistar a simpatia do público com um visual mais atraente, maior velocidade de navegação e quantidade de extensões.

Para mostrar do que os browsers são capazes, muitas vezes os fabricantes desses programas utilizam testes que são otimizados para o seu próprio produto, o que torna difícil ter certeza de um resultado objetivo. Pensando nisso, a Futuremark, desenvolvedora bastante respeitada na área de softwares de benchmark de placas de vídeo e processadores, desenvolveu o Peacekeeper, aplicativo que roda no próprio navegador e realiza testes sintéticos com os mesmos padrões para todos os navegadores.

Entre os parâmetros testados estão o motor de HTML5, Javascript (que precisa ser desbloqueado no Internet Explorer), renderização de imagens e vídeos e Flash, sendo possível executar o programa no computador, tablet e celular. Os resultados naturalmente dependem da potência do hardware, apresentado resultados diferentes para equipamentos diferentes, então as pontuações devem ser comparadas em uma mesma máquina.

Confira os resultados alcançados em nosso laboratório de testes e os três primeiros colocados, para as mesmas configurações de hardware:

Google Chrome:

Resultado do Google Chrome

Opera:

Desempenho do Opera

Firefox:

Resultado do Firefox

Com os resultados acima podemos confirmar as estatísticas da Futuremark com a visível superioridade do Google Chrome em relação aos concorrentes.

Faça o teste você mesmo! Acesse o site do Peacekeeper e mande seus resultados para nós! =)

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.