Página 404: instituição encontra função nobre para o erro tão comum na web

Por Redação | 28 de Setembro de 2012 às 15h30

Um projeto criado pela Child Focus, uma instituição que trabalha na procura de crianças desaparecidas na União Europeia, é um ótimo exemplo de como podemos usar a Internet para fins úteis e solidários. A ideia do Notfound.org é utilizar o espaço das famosas páginas de erro 404 dos sites para mostrar fotos de crianças desaparecidas.

Quando estamos navegando por algum site e o servidor não consegue encontrar o que foi solicitado, aparece a irritante mensagem "404 Error. The Page Was Not Found". Normalmente, é uma página em branco, que avisa os usuários que a página não foi encontrada e oferece um link para que ele volte à página inicial daquele mesmo site.

O Notfound.org resolveu utilizar essas páginas de erro para uma causa nobre: divulgar fotos de crianças que também não foram encontradas. Qualquer pessoa que tenha um website - e consequentemente uma página 404 que não esteja sendo aproveitada - pode instalar o plugin e passar a exibir fotos das crianças desaparecidas.

Aqui no Brasil, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) possui um projeto que também visa a dar uma utilidade maior a página de erro 404, o AACD 404.

"A diferença é que se alguém cair nela, tem a oportunidade de ajudar as crianças da AACD. E com um simples gesto você transforma um erro em um acerto", diz a descrição do site da associação.

Ao digitar um link errado em um site parceiro da campanha, o usuário receberá um pedido de ajuda da AACD e um convite para fazer sua colaboração.

AACD 404
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!