Twitch lança biblioteca de músicas grátis para transmissões de jogatina ao vivo

Por Redação | 15 de Janeiro de 2015 às 16h00

Em busca de facilitar a vida dos produtores de conteúdo, o Twitch lançou nesta quinta-feira (15) uma biblioteca gratuita de músicas que podem ser utilizadas em transmissões ao vivo e gravações de forma livre, sem preocupações com leis de direitos autorais.

Inicialmente, são cerca de 500 faixas dos mais diferentes estilos disponíveis no serviço. Elas variam de trilhas orquestradas até trabalhos de gravadoras independentes como a Dim Mak, de Steve Aoki, e Monstercat, que já é responsável por um canal de música 24 horas no Twitch. Todos liberaram suas faixas livremente para uso e todas podem ser editadas e alteradas da maneira que os produtores de conteúdo preferirem.

Segundo o Twitch, a ideia é expandir as opções ainda mais neste ano para atender a demanda dos usuários. Além disso, a medida vem como uma forma de dar uma opção mais adequada aos produtores que se sentiram lesados pelas regras de proteção aos direitos autorais que entraram em vigor no ano passado e envolvem o silenciamento de vídeos em que o conteúdo é detectado, por exemplo.

É justamente aí que entra o aspecto “comunitário” da plataforma, já que muitos dos artistas e empresas que cederam músicas para o serviço são conhecidos pelos gamers ou aparecem como membros ativos da plataforma. Aoki, por exemplo, foi um dos principais artistas do primeiro festival de música promovido pelo Twitch, realizado no ano passado e transmitido ao vivo,

Foi daí que veio, também, a segunda grande novidade do dia. O Twitch aproveitou o anúncio para confirmar o lançamento de uma categoria totalmente dedicada à música em seu site. Lá estarão reunidos shows ao vivo, entrevistas, talk shows e todo tipo de produção relacionada à indústria fonográfica, com preferência, claro, para as opções royalty free.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.